São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economia dos EUA já supera estragos de furacões

DA REPORTAGEM LOCAL

Um conjunto de indicadores divulgados ontem aponta que a passagem do furacão Katrina pelo país, em setembro passado, não causou efeitos duradouros na economia dos EUA.
O índice que mede a confiança dos consumidores americanos atingiu 98,9 pontos em novembro, contra 85,2 pontos em outubro, de acordo com o instituto de pesquisa Conference Board.
A alta surpreendeu analistas de mercado, que esperavam que o índice ficasse em torno de 90 pontos. "Um declínio de mais de 40 centavos [de dólar] no preço da gasolina neste mês e a melhoria do cenário do mercado de trabalho, combinados, ajudaram a restaurar a confiança do consumidor", afirmou Lynn Franco, diretor do Conference Board. Franco disse ainda que os nível de confiança medidos pelo índice está no patamar registrado no período pré-Katrina.
Dados divulgados pelo Departamento de Comércio mostraram que as vendas cresceram 13% em outubro, a maior alta mensal em 12 anos. No mercado, a expectativa era um declínio de 1,8% nas vendas. A surpreendente alta foi interpretada como um possível último suspiro do mercado imobiliário, que, segundo analistas, vive uma bolha especulativa.
O número de pedidos de bens duráveis nos EUA também aumentou. Em outubro, a elevação foi de 3,4%, segundo dados divulgados ontem pelo Departamento do Comércio. O resultado do mês passado superou a queda de 2% registrada em setembro -causada pelos efeitos dos furacões Katrina e Rita.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Financeiras pedem isenção de IR a estrangeiro
Próximo Texto: Luís Nassif: Tem marciano no pedaço
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.