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São Paulo, terça-feira, 30 de dezembro de 2003

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COMÉRCIO

Lojistas afirmam que resultado é decepcionante

Vendas de Natal nos EUA crescem 3,5% e ficam abaixo do esperado

CÍNTIA CARDOSO
DE NOVA YORK

O Natal dos grandes varejistas norte-americanos não foi tão feliz quanto o esperado. Pelo menos é o que indicam as primeiras estimativas sobre o movimento do comércio na semana passada.
O Wal-Mart, gigante do setor varejista, anunciou na última sexta-feira que as vendas cresceram 3% em comparação com o mesmo período do ano passado. A projeção está bem abaixo dos 5% esperados inicialmente. "Vimos alguma melhora nos últimos dias, mas não será o suficiente para atingir a nossa meta inicial", diz nota divulgada pela empresa.
O resultado frustrou economistas, pois o desempenho do varejo em dezembro de 2002 foi um dos piores dos últimos 30 anos.
Kurt Barnard, presidente da consultoria Retail Forecasting, diz que as vendas do varejo devem crescer 3,5% em dezembro ante o ano passado. Para ele, o resultado é "decepcionante em termos históricos" e decorre da retração do mercado de trabalho.
"O gastos no varejo estão atrelado ao emprego. Quando os empregos são escassos e as pessoas têm medo do desemprego, elas apertam os cintos", disse.
Segundo a cadeia de lojas Wal-Mart, uma explicação possível para o movimento aquém do previsto é uma mudança nos hábitos de consumo dos americanos. Uma delas é que as pessoas adiaram as compras de Natal à espera das tradicionais grandes liquidações pós-natalinas, especula-se. A outra mudança é o uso de vale-presentes. Neste ano, eles devem ser responsáveis por 10% das vendas de Natal. As lojas só incluem essas movimentações nos seus balanços quando os clientes vão às lojas trocar os vales por presentes.
O certo ar de desânimo de alguns lojistas não é partilhado por Mike Niemira, economista-chefe do Conselho Internacional de Shopping Centers. Niemira afirma que, apesar de não exibir dados robustos, esse ainda deve ser o melhor Natal desde 1999. Ele estima que deve haver um crescimento de 4% neste dezembro em relação ao mesmo mês do ano passado. A mesma taxa de crescimento deve se repetir no primeiro trimestre de 2004.
O setor de comércio on-line também está em expansão. De acordo com relatório do ComScore Networks, especializado em pesquisas de comércio eletrônico, as vendas na semana terminada no dia 26 de dezembro cresceram 43% em comparação com o mesmo período de 2002. Com isso, o segmento movimentou US$ 950 milhões no período.



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