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Mercado Aberto
guilherme.barros@uol.com.br
Fiat lidera vendas num ano de recordes do setor automotivo
Num ano de ouro para a indústria automobilística brasileira, a Fiat, pela segunda vez consecutiva, liderou a venda de
automóveis no mercado interno, com uma diferença recorde
sobre o segundo colocado, a
Volkswagen.
As vendas totais da Fiat neste
ano, até o dia 28, foram de
464,8 mil veículos, um crescimento de 13% em relação aos
404,8 mil do ano passado. A
Volks, também até o dia 28, registrou vendas, no ano, de
438,6 mil unidades. A GM ficou
em terceiro, com 408,7 mil unidades vendidas.
O ano de 2006 foi considerado excepcional para a indústria
de automóveis, com a quebra
de vários recordes. Com o licenciamento de 199,9 mil veículos até o dia 28, dezembro
encerra o ano com a marca de
melhor mês em vendas da história da indústria. O número final deve passar das 200 mil
unidades.
As vendas totais no ano até o
dia 28 foram de 1,92 milhão de
veículos, um crescimento de
12% em relação ao ano passado,
que registrou um total de 1,71
milhão de unidades comercializadas. O resultado do ano ficou
muito próximo do recorde de
1,94 milhão de unidades vendidas em 1997.
Já a produção total da indústria automobilística no Brasil,
que inclui as exportações, irá
superar o recorde de 1997. Neste ano, o setor deve ter produzido cerca de 2,7 milhões de automóveis, contabilizando 800 mil
veículos exportados. Em 1997,
foram produzidos 2 milhões de
automóveis.
Muitas montadoras registraram, em 2006, o melhor ano da
história no Brasil. A GM, por
exemplo, com a venda de 408,7
mil unidades neste ano, superou o recorde de 1997, que era
de 407,7 mil veículos comercializados.
O ano de 2006 torna a Fiat a
grande líder do setor na década.
Desde 2001, a montadora só foi
superada em 2004, quando a
GM, que comemorava 80 anos
de existência no Brasil, ficou
com a primeira colocação. Antes da Fiat, a Volks era a líder
havia 30 anos no país. O carro
mais vendido neste ano deve
ter sido o Gol, seguido a uma
pequena distância pelo Palio.
Mesmo com todos esses recordes, a indústria automobilística promoveu, em 2006,
uma série de ajustes que resultaram em cortes de pessoal e fechamento de fábricas, principalmente a Volks e a GM. As
montadoras alegam que esses
ajustes foram motivados pelas
perdas geradas na exportação
com a valorização do câmbio.
SERPENTINA
A Spectaculum, assessoria cultural e marketing de relacionamento, preparou novas ações para seus clientes no próximo Carnaval. Em 2007, ela será a representante da Cidade
do Samba -espaço que abriga os barracões das escolas do
Grupo Especial do Rio- em São Paulo. Com isso, a Spectaculum promoverá eventos fechados para seus clientes no espaço reservado aos sambistas cariocas -ela também fará comercialização de ingressos no varejo. Além disso, a Spectaculum vai vender, pela primeira vez, camarotes corporativos
no sambódromo do Rio. "As empresas chegam a investir R$
400 mil nesses pacotes", afirma Ricardo Bozon, sócio-diretor da Spectaculum. Entre seus clientes, estão Unibanco
Cartões, TAM, LG, Visanet, AGF Seguros, Credicard Itaú,
Amanco, Citibank, entre outros.
Brasileira cria rastreador com telefone
Com pouco mais de três
anos, a brasileira Easytrack,
dos empresários Marcelo
Zylberkan e Daniel Oelsner,
que atua no mercado de rastreamento, aventura-se no
mundo da telecomunicação.
A empresa acaba de lançar
o Blob, um aparelho que,
além de comunicação celular, funciona como localizador, escuta, sensor de ruídos, despertador, ligação rápida para números programados, entre outras funções. Com apenas poucas teclas, o produto idealizado
pensado para atender principalmente idosos e crianças.
A tecnologia, que levou
cerca de um ano e meio para
ser desenvolvida, foi pensada por uma equipe brasileira
e recebeu investimentos em
torno de R$ 7 milhões. "É
um investimento considerado bastante baixo para um
projeto de telecomunicação,
que costuma movimentar
quantias bem maiores", afirma Zylberkan. A expectativa
da empresa é que sejam vendidos 120 mil aparelhos até o
fim do próximo ano.
PESOS E MEDIDAS
As contas ainda não foram fechadas, mas os cálculos preliminares são que o pacote de destravamento do crescimento deve gerar
até R$ 60 bilhões em investimentos nos próximos quatro anos. O
plano, que deve ser divulgado na terceira semana de janeiro, irá relacionar 50 grandes obras consideradas prioritárias pelo governo,
de hidrelétricas a projetos de desfavelização. Já em relação a cortes de despesas públicas, o pacote será bastante tímido, o que irá
decepcionar muita gente.
COM QUE ROUPA
O setor de vestuário e armarinho registrou, em São
Paulo, um crescimento de
3% nas vendas em 2006 em
comparação ao ano passado.
O dado é da pesquisa do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e
Armarinhos do Estado de
São Paulo. No mês de dezembro, foi verificado um
aumento de 4% com relação
a novembro.
MARÉ
A Portonave investiu, neste ano, cerca de R$ 420 milhões na construção do porto de Navegantes, no Vale do
Itajaí, em Santa Catarina. A
previsão é que o novo terminal comece a operar no primeiro semestre de 2007. A
empresa estima que o empreendimento movimentará 250 mil contêineres, no
primeiro ano de funcionamento.
LUZ ACESA
A Ampla, distribuidora
fluminense de energia elétrica, quer se tornar a empresa que mais reduz furtos
de energia elétrica no país.
De janeiro a novembro, a redução da companhia, que
atua em 66 municípios do
Rio, foi de 1,7%. Em 2004, foi
0,8%, e, em 2005, 0,7%. Para
isso, ela investiu na eficiência do uso de eletricidade
entre a população carente.
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