São Paulo, quarta, 30 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESEMPREGO
Saldo até outubro fica negativo
Mercado de trabalho perde 25 mil postos

da Sucursal de Brasília

O nível do emprego formal em outubro caiu 0,3% em relação a setembro e provocou uma mudança no saldo do mercado de trabalho com carteira assinada. De janeiro a setembro, havia um estoque positivo de 38.510 novas vagas, mas o resultado de outubro levou o resultado acumulado a uma redução de 25.583 postos de trabalho.
O número mostra que, no ano, as empresas privadas mais demitiram que admitiram. De janeiro a outubro, 7.027.969 trabalhadores foram contratados, mas 7.053.552, demitidos. Em outubro, o estoque de trabalhadores com carteira assinada era de 21,8 milhões.
O secretário de Políticas de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho, Jorge Jatobá, disse que a causa para a inversão do quadro foi o efeito da crise internacional, isto é, a elevação das taxas de juros.
Tradicionalmente, outubro tem bom desempenho no nível de emprego por causa da formação de estoques na indústria para as vendas do final do ano. Neste ano, a conjuntura foi mais forte que o comportamento sazonal. Até setembro foi negativo em 0,11%.
O resultado acumulado dos dez meses deste ano é bem pior que o do ano passado. Em 97, por exemplo, o saldo de janeiro a outubro era de 365.562 vagas novas.
A queda em outubro foi puxada pela construção civil. Segundo Jatobá, a interrupção nas obras públicas por causa do período pré-eleitoral pode ser uma das causas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.