São Paulo, quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

EUA podem precisar de um novo pacote fiscal, diz Link

A decisão de ontem do Fed (banco central norte-americano) de cortar mais meio ponto da taxa básica de juros nos Estados Unidos indica que a crise pode ser mais séria do que se imagina. Se a ação do Fed não for suficiente para conter a crise, não se pode descartar a hipótese de o governo Bush adotar mais um pacote fiscal anti-recessivo para evitar o agravamento da desaceleração da economia americana.
A opinião é do economista Celso Boin, chefe da área de análise da Link Investimentos, ao analisar a segunda redução de juros promovida pelo Fed neste mês. Há pouco mais de uma semana, o Fed cortou 0,75 ponto percentual da taxa básica de juros em uma reunião de emergência, um dia depois de as Bolsas terem desabado no mundo inteiro, na já famosa segunda-feira negra, o dia 21 de janeiro.
Segundo Celso Boin, o problema é que os efeitos da política monetária sobre a economia levam algum tempo até surtir efeito, e, portanto, talvez seja necessário uma injeção maior de benefícios fiscais para tentar interromper o processo recessivo. Os números divulgados ontem do PIB dos Estados Unidos do ano passado acenderam o sinal amarelo. O crescimento dos EUA foi de 2,2%, abaixo das previsões do mercado.
As incertezas sobre o tamanho da recessão continuam assustando o mercado, tanto que a Bolsa de Nova York fechou no negativo ontem, depois de ter se recuperado logo após o anúncio de corte do juro do Fed. O mercado tinha se animado principalmente com a possibilidade de o Fed fazer um novo corte no juro, na próxima reunião, em março.
De acordo com Boin, se o presidente George W. Bush decidir ampliar o pacote fiscal para conter a recessão, ele não deverá encontrar fortes resistências do Partido Democrata, apesar de ser um período eleitoral. Até porque, se os democratas vencerem as eleições, eles também não vão querer assumir o governo no ano que vem com o país em recessão.

CAJU AMIGO
Depois de muitos rumores, o destino do tradicional restaurante paulistano Pandoro, fechado em 2006 depois de 53 anos de funcionamento, é revelado. O Pandoro será reaberto ainda neste ano e passa, hoje, por uma reforma completa. Quem está por trás da reinauguração são o publicitário Edgard Sahyoun e o arquiteto João Armentano, também responsável por redesenhar e ampliar o espaço, além de um grupo de investidores não-identificados. Localizado no número 60 da avenida Cidade Jardim, no Jardim Europa, em São Paulo, o Pandoro ficou célebre, entre outros motivos, por ser um reduto de intelectuais e por servir o drinque "caju amigo".

Gift Fair terá espaço voltado para franceses
A próxima Gift Fair, que acontecerá de 3 a 6 de março de 2008 no Expo Center Norte, em São Paulo, está de mãos dadas com a França.
A feira terá um setor batizado de "Espaço França", montado em parceria com a embaixada francesa, cuja função é ajudar na prospecção do mercado brasileiro e orientar empresas francesas do setor de utilidades domésticas que têm interesse em exportar para o Brasil.
Para as companhias francesas não-estabelecidas no Brasil, a Missão Econômica da França, órgão ligado à embaixada, elaborou um programa que inclui, entre outras ações, um seminário sobre as particularidades do mercado brasileiro e um programa de reuniões individuais.
Além disso, há a possibilidade de divulgar a empresa francesa com distribuição de catálogos de apresentação elaborados pela missão.
Especializada em "moda para casa", a Gift Fair reúne expositores como Tramontina, Porcelana Schimidt, Oxford e Dupont. Nesta edição, estarão reunidos 700 expositores e são esperados 70 mil visitantes.

COMUNICAÇÃO
A simplicidade e a objetividade são os maiores trunfos da escrita de qualquer material de negócios. É o que diz o livro "A Redação Eficaz", de José Paulo Moreira de Oliveira, da consultoria ZPC, que a Editora Campus-Elsevier acaba de lançar. "A competência lingüística não se mede pelas demonstrações de erudição, mas pela capacidade de externar pensamentos de forma clara e objetiva", diz.

MÃOS À OBRA
O setor de materiais de construção apresentou o melhor desempenho do faturamento real apontado pela PCCV (Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista), com alta de 16% no fechamento do ano e 20,6% no comparativo com o mesmo mês de 2006. A Fecomercio SP divulga hoje a PCCV.

AUTOMAÇÃO
O mercado mundial para sistemas de automação em indústrias de processos, que era de US$ 30 bilhões em 2006, terá taxa de crescimento anual de 9,6%, até 2011, para mais de US$ 47 milhões, segundo o ARC Advisory Group, empresa de análises setoriais.

GARRAFA
O Duty Free Dufry lança a vodca Absolut Mango. Em fevereiro, as lojas da rede promoverão degustação.

MOTORISTA
A Caixa arrecadou, entre os dias 1º e 23 deste mês, R$ 225 milhões com o recebimento do IPVA, em São Paulo, que correspondem a 1.046.220 documentos. Os números são recorde no crescimento de 50,32% no valor recolhido, de 33,60% nas tarifas e de 43,63% no número de documentos, ante o mesmo período de 2007.

NA ROTA
A Apex-Brasil levará 54 empresas para a Expocomer, feira multissetorial do Panamá, em março. A expectativa é gerar negócios de US$ 20 milhões. E 53 delas são pequenas e médias.

APRESSADO
A Campari do Brasil já fechou a cota de patrocínio para a próxima edição da SPFW, em junho. Para 2008, o investimento para a marca é de R$ 10 milhões.

TAMBORES
A Agência Tudo, do grupo ABC, comercializou as cotas de patrocínio do Carnaval de Salvador 2008, por meio do Consórcio OCP-Tudo, obtido por licitação. O número supera os R$ 8 milhões.

NO PELOURINHO
Itaú e Nova Schin têm cotas de R$ 1,6 milhão cada um. Vivo e Ponto Frio/Semp Toshiba entram com cotas respectivas de R$ 1 milhão.

TRIO ECOLÓGICO
A Petrobras terá uma cota social de R$ 2 milhões, apoiando os blocos afro e o Carnaval do Pelourinho. Haverá também uma ação de neutralização do carbono dos trios elétricos.

PIPOCA
O Guaraná Antarctica investiu R$ 200 mil em dez trios elétricos independentes e nos trios de Carlinhos Brown, o da "pipoca", entre outros.

AXÉ
O consórcio disponibilizou também as Cotas Cidadãs, no valor de R$ 125 mil cada, para viabilizar Carnavais de bairros, com apoio de nomes como JHSF, Braskem, Todo o Dia Mercados, Smirnoff Ice e Parmalat.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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