São Paulo, quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

KARLA DOMINGUES
kdomingue@folhasp.com.br

VETO NA CARNE
O anuncio feito ontem pela União Européia da suspensão por tempo indeterminado de toda a importação de carne bovina brasileira reduziu o preço do boi nas praças de negociação do interior de São Paulo. Na média, a arroba do animal ficou em R$ 71,3, com negócios ocorrendo a R$ 70. Em sete dias, o preço da carne acumula redução de 2,1%.

TIRO NO PÉ
Para alguns frigoríficos paulistas ouvidos pela Folha, a decisão do veto à carne brasileira pela União Européia não passa de um "tiro no pé". Para outros, a preocupação maior é a queda nos preços da carne motivada pelo excesso de animais no mercado.

QUESTÃO POLÍTICA
Já o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, acredita que a decisão do embargo à carne brasileira foi política. Para o secretário, não existem argumentos técnicos para impedir a venda. "O setor técnico da União Européia sucumbiu à pressão dos produtores da Irlanda que reclamam da concorrência com a carne brasileira", afirma.

SOJA APROVADA
Os benefícios da soja geneticamente modificada são aprovados por 92% dos agricultores brasileiros que plantaram a variedade transgênica na safra 2005/6. O levantamento foi feito pela Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola) em janeiro deste ano. A Coodetec ouviu 518 agricultores das principais regiões produtoras do país.

SAFRA PAULISTA
O levantamento inicial da safra paulista de grãos 2007/8 (algodão, amendoim, feijão das águas, arroz, milho e soja) indica decréscimos na área de 3,6% e estabilidade na produção de 0,3% quando comparados às estimativas de 2006/7. A área total de plantio da safra atual está em torno de 1,29 milhão de hectares, contra 1,34 milhão de hectares na anterior. As estimativas são do IEA (Instituto de Economia Agrícola) e da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

EM CHICAGO
Os contratos futuro de trigo voltaram a cair ontem na CBOT, Bolsa de commodities de Chicago. O primeiro contrato com vencimento para março fechou em 922,50 centavos de dólar por bushel, com queda de 2,3% no dia.

NOVO IMPULSO
Para implementar a participação da Kepler Weber nos mercados nacional e internacional de soluções de armazenagem e instalações industriais, está chegando à empresa o engenheiro Wilfried Toth. Com passagens pela África do Sul e pela França, Toth é o novo diretor comercial.


Texto Anterior: Montadoras: Volks prevê venda recorde com emergentes
Próximo Texto: Desemprego em SP é o menor desde 96, diz Dieese
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.