São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2004 |
Próximo Texto | Índice
PAINEL S.A. Revolução fiscal 1 Na Carta Iedi que será divulgada nos próximos dias, o empresário Paulo Cunha (grupo Ultra) defende uma revolução fiscal no país, com base em três pontos: redução dramática dos juros, refocalização do gasto público e um novo desenho tributário (semelhante aos de EUA, China e Coréia do Sul). Revolução fiscal 2 De acordo com Paulo Cunha, uma carga tributária de 37% do PIB condena o país a conviver com taxas baixas de crescimento econômico. Pausa Depois de dois meses consecutivos de queda, o emprego na construção civil voltou a subir em janeiro, com uma alta de 1,36% -um aumento de 15,7 mil vagas. Em relação a janeiro de 2003, o emprego caiu 1,37% -16,3 mil postos de trabalho a menos. Os dados são do SindusCon-SP e da GVconsult. Queda livre De acordo com o trabalho do SindusCon, o emprego na construção civil, se comparado a janeiro de 2001, período em que a economia estava em crescimento, caiu 6% em três anos, o que significa um corte de 74,9 mil vagas. Mais um Depois da Zafira, a GM prepara o lançamento do quinto veículo da marca a ser equipado com motor bicombustível, que permite o uso combinado do álcool e gasolina. O Astra Flexpower, com motor 2.0, será lançado em 20 de abril. Emergência A SulAmérica enviou técnicos aos locais afetados pelo ciclone Catarina para avaliar a situação e providenciar as indenizações. Voz e dados Segundo o Panorama Telecom 2004, estudo realizado pela IT Mídia, 68% das empresas pretendem aumentar os orçamentos destinados às áreas de voz e dados em relação a 2003. Investimento De acordo com o estudo da IT, 51% das corporações esperam investir algo entre R$ 500 mil e R$ 5 milhões em projetos de telecomunicações, enquanto 30% vão injetar até R$ 500 mil e outros 19% projetam valores acima de R$ 5 milhões. A pequena parcela de 1% fala em cifras acima de R$ 100 milhões. Jogos Olímpicos A Fiat deflagra nesta semana campanha promocional, criada pela The Marketing Store, que vai sortear viagens para consumidores da marca assistirem aos jogos de Atenas. Os atletas Gustavo Borges (natação), Jaqueline Mourão (mountain bike) e Adriana Kostiw (vela) são os garotos-propaganda. A bola da vez A Brahma assina hoje contrato de quatro anos com o São Paulo Futebol Clube. A parceria prevê a divulgação da marca em vários pontos do do Morumbi e a venda exclusiva de produtos AmBev no estádio e na sede social do clube, além de outras ações promocionais. E-mail - guilherme.barros@uol.com.br ANÁLISE Descapitalização
Na Carta do Iedi, Paulo Cunha
diz que ambientes como o do
Brasil, em que a volatilidade é a
regra, exigem uma estrutura financeira mais conservadora, ou
seja, com ênfase no autofinanciamento da empresas não-financeiras, o que torna necessários lucros elevados. Hoje, não
existe essa situação de lucros
elevados, em razão das gigantesca carga tributária e do peso elevado dos juros. De acordo com
o trabalho de Paulo Cunha, em
1973, as 500 maiores empresas
não-financeiras brasileiras tiveram um lucro equivalente a
4,4% do PIB. Em 2002, essa participação caiu para 0,37% do
PIB. Em relação ao patrimônio
líquido, o lucro dessas empresas
caiu de 15%, em 1973, para 3,1%,
no período 1995/2002, e atingiu
0,8% em 2002. |
|