São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APOSENTADORIAS

Antecipação provocará filas, admite governo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo admite que a antecipação do pagamento dos aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para os primeiros cinco dias úteis de cada mês deverá causar longas filas nos bancos a partir de amanhã.
"Esperamos que tudo ocorra de maneira tranqüila, mas imprevistos e percalços podem acontecer. Não posso garantir que não haja atropelo. Isso será ajustado com o andar da carruagem", declarou ontem o ministro da Previdência Social, Amir Lando, que pretende visitar algumas agências bancárias nos próximos dias.
À noite, o ministro fez pronunciamento em cadeia de rádio e TV para explicar as alterações aos aposentados. "É uma iniciativa do governo federal que torna realidade 15 anos de lutas de aposentados e pensionistas. Você poderá organizar a sua vida como sempre quis, pagando as contas em dia, sem ter prejuízos com atrasos."
As entidades ligadas aos aposentados reivindicavam a mudança no calendário com a justificativa de que o pagamento até o décimo dia útil do mês -como era feito até agora- prejudicava os segurados. Isso porque a maior parte das contas vence no início do mês e muitos aposentados acabavam recebendo o benefício por volta do dia 15.
Os bancos vinham pressionando o governo para adiar a adoção do novo calendário por mais seis meses, pois a medida exigirá reforço de pessoal no atendimento bancário. A determinação de que o pagamento seja feito até o quinto dia útil consta em lei.
Nada muda para quem tem benefícios com finais um a cinco (continuam recebendo nos cinco primeiros dias úteis). Serão beneficiados os com finais seis a nove e zero, que receberão com cinco dias de antecedência (junto com os de finais um a cinco).
O Banco do Brasil anunciou ontem que as agências no Estado de São Paulo, por exemplo, poderão abrir duas horas mais cedo, dependendo do movimento. No Rio de Janeiro, algumas agências abrirão três horas mais cedo.
A partir de amanhã o INSS pagará aposentadorias e pensões para 22,048 milhões de pessoas, no valor total de R$ 9,19 bilhões (média de R$ 417 para cada um).


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.