São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGROINDÚSTRIA

Foram abatidos 28 milhões de bois, 3,9 bilhões de frangos e 23 milhões de suínos no ano passado, diz o IBGE

Mesmo com aftosa, abates crescem no país

DA REUTERS

Os abates de bovinos somaram 28 milhões de cabeças no ano passado, 8,0% a mais do que em 2004, apesar do impacto da febre aftosa no final de 2005, informou ontem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
"Considerando uma série um pouco maior, observa-se o ritmo crescente do abate de bovinos", segundo o IBGE. O Brasil, maior exportador mundial de carne bovina em volume -2,3 milhões de toneladas em 2005-, tem também o maior rebanho comercial: 204 milhões de cabeças.
O levantamento do IBGE considera os abates fiscalizados. Consultorias privadas como a Scot apontam número maior de animais abatidos no ano passado: 42,6 milhões de cabeças, considerando abates sem nota fiscal ou clandestinos.
"Há dez anos, essa diferença [entre o número do IBGE e as consultorias] era muito maior. Com o crescimento das exportações, muitos abates foram legalizados", afirmou o consultor Fabiano Tito Rosa, da Scot.
A Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do IBGE mostra o impacto do foco de aftosa, em outubro de 2005, no Estado de Mato Grosso do Sul, indicando quedas (no Estado) de 52% em relação a setembro de 2005 e de 35% em comparação a outubro de 2004.
A pesquisa também revelou outro dado que comprova as dificuldades da pecuária. As cotações da arroba de boi foram as menores em várias décadas.
Com a crise, os produtores passaram a abater mais matrizes. Cerca de 48% dos animais abatidos foram categorizados como bois; 35%, vacas; e 17%, novilhos.
Observa-se a partir daí que, em relação ao quarto trimestre de 2004, houve leve queda no abate de bois e aumento no abate de vacas.

Frangos e suínos
O Brasil, também o maior exportador mundial de carne de frango, registrou abates de 3,9 bilhões de aves em 2005, segundo o IBGE, o que representa aumento de 9,1% sobre 2004.
No quarto trimestre de 2005 foi abatido 1 bilhão de frangos, com alta de 7,7% sobre o mesmo período de 2004. Os abates de suínos subiram para 23,5 milhões de animais no ano passado, com aumento de 8,4% sobre 2004.


Texto Anterior: Trabalho: Lula assina MP que eleva mínimo a R$ 350
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.