São Paulo, sábado, 31 de março de 2007

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Mantega quer montar política industrial com Miguel Jorge

Ao declarar que irá nomear a diretoria do BNDES, o recém-empossado ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, selou o destino de Demian Fiocca. Ele deverá mesmo sair do BNDES. O nome mais cotado para sucedê-lo é do economista Luciano Coutinho, que é muito próximo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez um enorme esforço para manter Fiocca à frente do BNDES, mas, nos últimos dias, ele praticamente jogou a toalha. Ao contrário do que acontecia com Luiz Fernando Furlan, Mantega tem se entendido bem com Miguel Jorge e não vai fazer um cavalo de força para manter Fiocca no BNDES.
Nos últimos dias, Mantega tem feito elogios a Miguel Jorge. Em uma reunião com a equipe econômica, ele chegou a dizer que deverá se reunir com Miguel Jorge em breve para discutirem juntos a possibilidade de elaboração de uma política industrial para o país.
Mantega sempre teve vontade de discutir no governo a implementação de uma política dessa natureza, mas nunca achou que Furlan pudesse ser o parceiro indicado para falar sobre esse tema. Agora, Mantega está bastante animado sobre uma boa parceria com Miguel Jorge.
Apesar de manterem uma relação cordial, Mantega e Furlan tinham uma série de divergências. Mantega achava que Furlan exagerava nos pedidos de desoneração fiscal para diversos setores da economia. Entre outros, esse era um dos principais pontos de discordância entre os dois. Nos corredores da Fazenda, o Desenvolvimento era chamado de Ministério da Desoneração Tributária.
Furlan também nunca digeriu bem o fato de a presidência do BNDES ser ocupada por uma pessoa ligada a Mantega. Apesar de ter conquistado a admiração de Lula, Furlan deixou o ministério sem conseguir indicar um nome para o BNDES. Seu candidato era Juan Quirós, presidente da Apex.
O nome de Miguel Jorge também foi bem recebido entre os empresários. A opinião geral é que ele tem um perfil adequado para o cargo. Em primeiro lugar, tem uma excelente relação com o presidente Lula. Os empresários sabem que os assuntos a serem tratados com Miguel Jorge serão analisados com atenção por Lula.
Além disso, também ressaltam em Miguel Jorge a sua experiência em dois setores críticos da economia. Por suas passagens na Volks e no Santander, o novo ministro acumulou experiência tanto no setor automobilístico como no bancário, duas áreas que têm um forte peso na economia.
Para completar, Miguel Jorge também foi muito feliz, na opinião dos empresários, ao ter dito, no discurso de posse, que elegerá o mercado interno como prioridade. A sensação geral é que o setor externo está bem e não necessita mais de tanta atenção. O problema está mesmo no mercado interno.

NO ESCURINHO DO CINEMA
A Maria Bonita filmes acaba de lançar sua nova divisão de produção de conteúdo, batizada de Coisas, com o anúncio de pelo menos dois longas e investimento inicial de R$ 500 mil. O primeiro é a versão para cinema do livro "O Natimorto", de Lourenço Mutarelli, com direção de Paulo Machline. O segundo é um documentário sobre o Carnaval da Bahia com a cantora Daniela Mercury como personagem central, dirigido pela sócia da produtora, Lô Politi. Além disso, estão em produção séries para TV, game shows corporativos e programas de "branding". "Vamos usar toda a infra-estrutura de cinema publicitário da Maria Bonita para fazer conteúdo na Coisas", diz Politi.

CRISE AÉREA
Paulo Skaf, presidente da Fiesp, afirma que a atual crise aérea brasileira não está sendo conduzida da forma mais correta. Ele acha que o ministro da Defesa, Waldir Pires, quebrou os dois pilares das Forças Armadas, que são a disciplina e a hierarquia, quando passou a dialogar com o sindicato. "A sociedade está pagando um preço muito forte", afirma Skaf.

RELAÇÕES PÚBLICAS
Paulo Nassar lança, na próxima terça-feira, na Fnac Pinheiros, em São Paulo, o livro "Relações Públicas - Na Construção da Responsabilidade Histórica e no Resgate da Memória Institucional das Organizações" (Difusão Editora, 205 páginas). O professor da ECA-USP e presidente da Aberje reúne, na edição, fundamentos sobre a importância da memória das empresas.

DESEMBARQUE
O executivo norueguês Thorleif Enger, CEO e presidente da Yara, de fertilizantes, vem ao Brasil no início de abril. Ele visitará as operações da empresa no país.

PORTA-RETRATO
A Fotoptica fechou parceria com o Unibanco para oferecer um novo cartão Fotoptica, com a bandeira MasterCard.

DE PANO
O comércio atacadista de tecidos, vestuários e armarinho de São Paulo registrou crescimento de 2% nas vendas do setor em março, em relação a fevereiro, segundo levantamento do sindicato do setor. Na comparação com março de 2006, o registro é de queda de 2%.

NA PRATELEIRA
A Livraria Cultura lança nesta semana a campanha Cultura é Minha Casa. Funcionários da rede foram fotografados com o livro, DVD ou CD de sua preferência e escreverão sua própria definição de cultura. A campanha faz parte da comemoração dos 60 anos da empresa.


com ISABELLE MOREIRA e JOANA CUNHA

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