São Paulo, sábado, 31 de maio de 2008

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Vôo na América do Sul pode ter descontos de até 80%

Até setembro, Anac liberará totalmente as promoções

DA SUCURSAL DO RIO

A partir de amanhã, entra em vigor a segunda etapa da liberação gradual de tarifas em vôos para a América do Sul definida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Na prática, as empresas poderão oferecer descontos de até 80% nos preços das passagens do Brasil para países como Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
Em março, a agência já havia permitido a oferta de descontos de até 50%. A partir de setembro, haverá liberdade total na definição dos preços dos bilhetes. O desconto pode ser aplicado sobre o valor de referência da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) por companhias brasileiras e estrangeiras, como TAM, Gol, Varig, Aerolíneas Argentinas, Lan, Pluna, American Airlines, British Airways, Lufthansa, Taca-Peru, Avianca e Lloyd Aéreo Boliviano.
Segundo Marcelo Guaranys, diretor da Anac, a medida visa estimular a concorrência e a redução do preço dos bilhetes para o consumidor, mas a decisão sobre a aplicação do desconto dependerá das companhias.
A liberação nos preços dos bilhetes para os países vizinhos é o primeiro passo da agência para a flexibilização tarifária de todos os vôos internacionais que partem do Brasil. A Anac tem planos de liberar os preços dos bilhetes em vôos para América do Norte, Europa, Ásia, África e Oceania.
Na opinião de José Márcio Mollo, presidente do Snea (Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias), não deverão ocorrer mudanças significativas nos preços dos bilhetes em razão do aumento dos preços do petróleo. De acordo com ele, o querosene de aviação já subiu cerca de 30% este ano.
Ele avalia que as empresas brasileiras são capazes de enfrentar o aumento da competição na América do Sul, mas não teriam condições de enfrentar as estrangeiras com a liberação de preços para outros destinos. "As empresas não são contra a liberação, mas não têm condições semelhantes para concorrer. O governo precisa tirar os empecilhos antes de flexibilizar", disse. (JL)


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