São Paulo, quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Venda de espumante cresce 25% em 2009

Um volume maior de espumantes nacionais estará nas taças dos brasileiros para brindar nesta noite a chegada do novo ano. As vendas da bebida irão crescer 25% em 2009, de acordo com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).
No acumulado deste ano até novembro, a comercialização já supera o que foi vendido em todo o ano de 2008, atingindo 9,6 milhões de litros -o que representa alta de 19% em relação a igual período do ano passado.
A bebida nacional tem conquistado o lugar dos produtos importados. Nos primeiros 11 meses deste ano, as vendas de espumantes trazidos do exterior caíram 7% na comparação com o mesmo período de 2008.
"Os espumantes nacionais vêm crescendo ano a ano, devido ao nível de qualidade e ao ótimo custo-benefício", segundo Diego Bertolini, do Ibravin.
Já a venda de vinhos finos e de mesa também apresentou um bom resultado. Até novembro, foram comercializados 219,9 milhões de litros, o que representa expansão de 13%.
"O grande destaque deste ano foi a retomada de crescimento dos vinhos finos", diz Bertolini. Após três anos de queda, as vendas da categoria subiram 7%. Esse desempenho é fruto dos investimentos realizados pelas vinícolas em tecnologia e promoção da bebida.
Apesar dos resultados positivos, o desempenho dos vinhos ainda está longe do recorde de 2005. No melhor ano para o setor, a venda chegou a 258,4 milhões de litros.

Novo presidente da TAM foca em cidades médias

Recém-confirmado na presidência da TAM, Líbano Barroso tem planos de compra de novas aeronaves para atender a um segmento de muito promissor, segundo ele: o de passageiros de cidades de média densidade.
Por trás da compra da Pantanal, finalizada neste mês, está o interesse em crescer no mercado de rotas entre cidades de onde saem entre 40 e 149 passageiros por dia.
"Cidades de média densidade têm potencial de crescimento maior do que de grandes centros", diz Barroso, que está na TAM desde 2004, depois de ter trabalhado na criação da CCR.
" Existem 156 pares de cidades com esse perfil. Há muitas possibilidades a serem exploradas", diz.
Esses passageiros serão transportados em aviões de cem lugares. "Vamos avaliar o tipo de avião e a quantidade a ser comprada", afirma.
Para 2010, a empresa deve se dedicar cada vez mais a novos negócios. A companhia já tem um centro de manutenção em São Carlos (SP) de aviões próprios e de outras empresas, como Lan Chile e Iberia.
Outra iniciativa que deve crescer, segundo Barroso, é a dos Múltiplus Fidelidade, conta em que vão se acumulando pontos recebidos em gastos em diversas companhias. "Voando TAM, pode-se trocar pontos por produtos do Walmart, dentre outras empresas. Não consigo comprar tanto livro para trocar por outros volumes, é diferente quando se tem outros parceiros."

VESTIDO NA CRISE
A grande procura nas grifes de luxo neste Réveillon foi pelos vestidos, muito curtos. Reflexos da crise? A razão, para Lilly Sarti, da marca que leva seu nome, é mais prosaica. "A maioria passa no litoral e vestido longo não é confortável na praia", diz. A cor mais demandada foi mesmo o branco. Tradicional no Brasil, já tem sido exportado, segundo Riccy Souza Aranha, dona da Mixed. "O nosso branco já aparece em Réveillons do hemisfério Norte, mesmo no inverno."



com JOANA CUNHA e ALESSANDRA KIANEK



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