Índice geral Empregos
Empregos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Férias e eventos levam a voluntariado

Profissionais aproveitam tempo livre em janeiro e fevereiro para mapear e conhecer organizações

DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"É uma melhora na minha vida." A frase faz parte de uma carta recebida pelos dentistas da Turma do Bem, ONG que atende a jovens com problemas bucais. Nela, um rapaz de 17 anos agradece pelo tratamento dentário.

Em busca de recompensas como essa, profissionais colocam o voluntariado entre as resoluções de Ano-Novo.

A dica para quem quer fazer parte de uma dessas atividades em 2012 é não esperar o ano letivo começar.

No período de férias escolares, assim como durante grandes eventos relacionados à área de atividade da instituição, a procura aumenta, explica a psicóloga da Amicc (Associação dos Amigos da Criança com Câncer e Cardiopatia) Camila Brandani.

Há fluxo grande de voluntários antes do Carnaval, afirma Julio Lima, diretor de formação e voluntariado da Um Teto para Meu País, organização sem fins lucrativos que desenvolve programa de construção de casas para famílias de assentamentos.

A estratégia da instituição é organizar atividades "massivas" em fevereiro e março para fidelizar os novos voluntários. "Eles precisam participar e ver a diferença que fazem na vida de uma família."

O presidente da Turma do Bem, Fábio Bibancos, porém, diz que congressos são os maiores chamarizes de dentistas para a organização, que hoje conta 11 mil voluntários. "Durante o ano, há muita oscilação [de procura por novos dentistas]", destaca.

PAPEL COMO CIDADÃO

Em janeiro de 2011, o administrador de empresas e estudante de pós-graduação Gustavo Ribeiro dos Santos, 25, participou de curso teórico e passou a frequentar uma casa de idosos semanalmente.

Muitas das 120 mulheres estão ali há "cinco, seis ou oito anos e não têm família ou os parentes não vão visitá-las", diz Santos, que promove sessões de filmes e aulas de francês na instituição.

Mais do que propiciar histórias e cartas de agradecimento, o voluntariado torna as pessoas mais políticas e conscientes de seu papel como cidadãs, frisa Bibancos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.