Índice geral Empregos
Empregos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TI lidera aumento entre analistas

Enquanto microinformática cresce, área de recursos humanos tem reajuste abaixo da inflação

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pesquisar softwares no mercado, verificar as necessidades da empresa e acompanhar a implantação dos sistemas. Essas são algumas atribuições do profissional de microinformática, que, entre os analistas, foi o que teve maior alta salarial em 2011.

As tarefas fazem parte da rotina de Rafael Pires, 24, do ClickOn, site de compras coletivas. "O objetivo é deixar o ambiente de rede acessível a todos os usuários", conta Pires, que teve aumento de 30% no ano passado.

Roberto Mayer, vice-presidente da Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), diz que o crescimento das empresas justifica o aumento na remuneração.

"Quando iniciam processo de expansão, elas começam implantando um centro de microinformática." A procura, diz, eleva os salários.

O consultor econômico do Seprosp (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo), Fernando Garcia, acrescenta outros dois fatores.

Um é a criação de novos produtos. Outro é a informatização de empresas que já estavam no mercado.

No Estado de São Paulo, segundo o sindicato, o segmento cresceu 8,4% em 2011.

Para ganhar espaço no setor, não há muito segredo: é preciso investir em atualização, afirma o analista de microinformática Fábio Garcia Ribeiro, 33, que atua há sete anos na área.

RH EM QUEDA

A informatização de processos, afirma Leyla Nascimento, presidente da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), criou efeito contrário para os profissionais de recursos humanos.

Analistas de cargos e salários tiveram alta salarial média abaixo da inflação -que foi de 5,81%, segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), medido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Este ano, no entanto, tende a ser melhor para os trabalhadores do setor, considera Nascimento. É um período de atração e retenção de pessoas e os analistas têm papel estratégico para as empresas, esclarece ela.

"É uma área que vai dar uma reviravolta no mercado", prevê a especialista.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.