Índice geral Empregos
Empregos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Competição

Como se tornar um palestrante do TED

Jurados da série de palestras de até 18 minutos indicam fugir de slides recheados de texto e jargões corporativos

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

Como seria seu vídeo de três minutos para participar como palestrante de um evento global?

Pela primeira vez, o TED, série de palestras de até 18 minutos sobre temas variados, escolherá apresentadores em um processo seletivo mundial. Até então, os expositores do encontro, que teve início na década de 1980, eram convidados, como o chef Jamie Oliver e o ex-presidente dos EUA Bill Clinton.

As inscrições para participar da edição 2013 estarão abertas em abril (leia ao lado) e dois dos três jurados -a diretora de conteúdo, Kelly Stoetzel, e o organizador do evento no Brasil, Rodrigo Cunha- têm orientações, a começar pelo tema.

Segundo ela, um assunto inédito ou uma grande lição são bons pontos de partida. Vale investir também em uma forma diferente de se apresentar, algo que fuja de slides com textos, por exemplo.

Cunha recomenda cativar no início, lançando uma ideia impactante para depois desenvolvê-la, sem migrar para outros assuntos.

Apesar de ser uma oportunidade para projetar-se profissionalmente -há vídeos de apresentações que ultrapassam 2,5 milhões-, Stoetzel indica evitar autopromoção ou divulgação de produto.

Jargões corporativos, lições de moral e vídeos muitos assuntos em uma fala também serão vetados, adianta ela.

INÉDITO

Na eliminatória de São Paulo, única cidade da América Latina a abrigar uma etapa da seleção, serão escolhidos 30 semifinalistas. Eles participarão de uma segunda fase, em que devem falar por seis minutos em inglês, no dia 11 de junho.

Os 50 melhores apresentadores do mundo -selecionados em 14 cidades- terão seus vídeos no site da organização. Eles serão escolhidos em votação pela internet.

O TED deste ano, que começa na cidade americana de Long Beach na próxima terça-feira (28), tem como tema "full spectrum" (espectro total). A ideia é incentivar a adoção de múltiplas tecnologias nas palestras, para cativar mais os espectadores.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.