Índice geral Empregos
Empregos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

RH ajuda a equilibrar as finanças

Organizações oferecem inclusive consultoria que atende 24 horas

CAMILA MENDONÇA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mais da metade dos brasileiros devem dinheiro, segundo pesquisa nacional realizada todos os meses pela CNC (Confederação Nacional do Comércio) com 18 mil consumidores de todo o país. Em fevereiro, 57,4% dos consultados estavam endividados.

A novidade é que a saúde financeira dos funcionários integra os projetos de qualidade de vida de empresas.

Problemas financeiros podem tirar o sono, bagunçar a rotina e atrapalhar o foco dos profissionais. E é com esses "efeitos colaterais" que a empresa se preocupa, diz Ricardo Rocha, professor da Fundação Vanzolini. "Não raro as pessoas levam esses problemas para o trabalho", argumenta ele.

Segundo o educador, entre as consequências mais comuns desse problema no ambiente profissional está a queda de motivação e de produtividade.

ASSISTÊNCIA

O programa de bem-estar da multinacional HP incluiu atendimento 24 horas por telefone ou presencial para os funcionários que quiserem resolver o desequilíbrio nas finanças pessoais.

"Percebemos um aumento nos pedidos de empréstimo consignado e no número de afastamentos por problemas financeiros", detalha Claudia Giusti, gerente geral de RH da HP Brasil.

Hoje, afirma a executiva, 60 dos 9,6 mil funcionários do braço brasileiro estão sendo atendidos pela equipe de consultores da empresa.

LAÇOS

Em junho do ano passado, Lúcia Mazoni Couto, 42, que trabalha no departamento de projetos da HP, recorreu ao programa de ajuda para financiar contas pessoais que a empresa oferece.

A família acumulava empréstimos e praticamente metade de sua renda estava comprometida com o pagamento das dívidas, conclui.

Ela conta que o consultor passou um dia em sua casa analisando receitas, despesas e elaborando um planejamento doméstico. "Hoje, 90% das dívidas estão pagas e sem a contratação de mais empréstimos", diz, aliviada.

Couto garante que não escondeu os problemas dos colegas e subordinados. A experiência, afirma, serviu para estreitar os laços com a equipe que lidera.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.