Índice geral Empregos
Empregos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Profissionais dizem o que deu certo

Métodos de administração do tempo incluem classificar tarefas e fracionar o dia de trabalho

Alan Marques/Folhapress
Fabrício Buzeto, 27, desenvolvedor de software, utiliza a técnica do tomate
Fabrício Buzeto, 27, desenvolvedor de software, utiliza a técnica do tomate

O desenvolvedor de software Fabrício Buzeto, 27, conseguiu encontrar um método de gerenciamento de tempo para chamar de seu. Bastou descobrir uma técnica que fracionou seu dia de trabalho em vários períodos de concentração total.

Ele utiliza o método Pomodoro (tomate em italiano), que consiste em focar em uma só atividade por 25 minutos ininterruptos e então fazer uma pausa, o que ele apelidou de "cumprir um tomate".

Buzeto garante que seu rendimento melhorou desde que começou a utilizar um método concreto de gestão de tempo. "Parei de tentar ser multitarefa e minha produtividade aumentou em 50%." Seu recorde é de "16 tomates" (mais de oito horas) em um único dia.

O engenheiro André Cid, 35, é usuário do método Neotriad e diz que sempre gostou dessa teoria (que classifica as tarefas em três categorias: importantes, urgentes e circunstanciais), mas que ainda não havia encontrado uma técnica que se encaixasse em sua rotina.

Depois de adotar o Neotriad, ele afirma ter dobrado sua produtividade e agora costuma sair do trabalho às 18h -antes, costumava ficar até as 21h. "É um método de gestão de vida. Eu mudei o meu estilo. Hoje as técnicas de organização e execução estão incorporadas e viraram hábito".

A contadora Patrícia Garcia, 35, não teve tanto sucesso. "Eu perdia muito tempo atualizando a agenda. Não tenho tempo para gerenciar o tempo. Aparece o problema e eu tenho que resolver na hora, não consigo agendá-lo para o dia seguinte", diz.

Garcia trabalha em média 12 horas por dia e divide o tempo entre a filha, o marido e o trabalho. "Não sobra tempo para a Patrícia", lamenta.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.