Índice geral Empregos
Empregos
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Associação tem regra sobre relacionamento

DE SÃO PAULO

Uma associação internacional de "headhunters", a Aesc (sigla em inglês para Associação de Consultores de Recrutamento de Executivos) atua no Brasil desde novembro do ano passado e estabelece normas específicas para o assédio de profissionais já empregados.

Há uma regra no código de ética em relação a conflitos de interesses: se um novo cliente é concorrente de um antigo, é preciso informar isso a ambas as empresas que estão na carteira da consultoria.

Na prática, um recrutador deve escolher quais companhias serão parceiras e de quais vão tirar profissionais. Há uma expressão em inglês para descrever os locais em que suas presas poderão estar: "hunting ground" (área de caça), diz Luiz Carlos de Queiroz Cabrera, presidente do comitê brasileiro da Aesc.

As determinações da associação são seguidas mesmo por recrutadores cujas empresas não são filiadas.

Marcelo Braga, sócio da Search, consultoria em RH, diz que esses conflitos de interesse não se relacionam apenas à busca de empregados do próprio cliente mas também à revelação de dados, como os planos de expansão ou a estrutura organizacional.

PUBLICIDADE

Para o consultor, as empresas de recrutamento devem atuar da mesma maneira que as grandes agências de publicidade, que evitam atender dois clientes concorrentes.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.