Índice geral Empregos
Empregos
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

É preciso ter consciência do autoboicote -e não idealizar

Um problema em muitos empregos é que os trabalhadores se sentem subvalorizados ou totalmente desprezados, afirma o especialista Roy L. Cohen. Em algumas empresas, "seu chefe vê você e seus colegas apenas como recursos a serem usados e explorados", acrescenta.

Então, o que você pode fazer? Procure um retorno positivo fora do trabalho. Sua família e seus amigos podem lhe oferecer isso?

AUTOSSABOTAGEM

Tenha consciência da autossabotagem, alerta a consultora Cathy Goodwin.

Desleixo, responder mal aos colegas ou aos chefes e chegar atrasado -o que as pessoas fazem quando não estão contentes no trabalho- podem causar demissão. Talvez você descubra o quanto gostava, ou pelo menos precisava, daquele emprego quando for obrigado a deixá-lo.

Embora não seja fácil em nossa cultura, na qual tendemos a "viver para trabalhar em vez de trabalhar para viver", como afirma o ditado, os especialistas concordam que podemos modificar essa perspectiva.

Você precisa trabalhar 60 horas por semana ou pode encurtar as horas de expediente e fazer uma aula de dança ou de redação? Ou ir ao teatro?

E tome cuidado para não idealizar outros empregos. Pode até ser que um novo cargo seja melhor para você, mas lembre-se: só porque não está feliz em seu emprego atual não quer dizer que o próximo será perfeito.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.