Índice geral Empregos
Empregos
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Chefes mulheres são mais eficazes, diz consultor norte-americano

ANA MAGALHÃES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Especialista em desenvolvimento de líderes e em eficácia organizacional, o psicólogo e consultor norte-americano Jack Zenger esteve em São Paulo no fim de maio para apresentar o resultado de sua última pesquisa: as mulheres são consideradas por seus colegas e chefes mais eficazes que homens quando estão em posição de liderança.

O levantamento foi realizado no ano passado com mais de 7.000 líderes dos Estados Unidos, Índia, África do Sul e países da Europa e da América Latina. As mulheres destacaram-se em 15 competências consideradas importantes, de um total de 16.

-

Folha - Quais as principais conclusões da pesquisa?

Jack Zenger - O bom desempenho de líderes dentro de uma empresa tem relação direta com questões emocionais, como a capacidade de colaborar, de comunicar e de trabalhar em equipe. As mulheres foram consideradas significativamente mais eficazes do que os homens quando estão em uma posição de liderança. Foram melhor avaliadas do que eles em todos os níveis hierárquicos.

Como avaliar um bom líder?

Consideramos que um bom líder precisa ser uma pessoa que tem 16 competências de gestão. Observamos que as mulheres destacam-se em 12 dessas 16 competências; em três delas, têm um desempenho um pouco melhor. Além disso, elas foram melhor avaliadas em quesitos que são tradicionalmente considerados fortes no sexo masculino, como ter iniciativa e buscar resultados. Os homens foram mais bem avaliados em apenas uma competência -a de desenvolver uma perspectiva estratégica.

Ainda há poucas mulheres em posições de chefia?

Sim, a diferença é grande. Quando avaliamos a base de uma empresa, as mulheres representam 53% das novas contratações. À medida que você sobe na hierarquia, o número vai diminuindo. Há apenas 3% de mulheres

CEOs nas empresas que pesquisamos. Posso dizer uma coisa aos empresários: se você pensa em promover à chefia uma mulher talentosa mas tem medo, não tenha. Ela tende a ser melhor líder do que um homem.

Há diferenças salariais?

Não avaliamos isso. Mas sabemos que, infelizmente, no ambiente empresarial, mulheres tendem a ganhar menos que homens. Na Espanha, uma mulher ganha 23% a menos.

Leia a entrevista completa em
folha.com/no1105669

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.