Índice geral Empregos
Empregos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tecnologia não funciona para altos cargos

Tecnologias para viabilizar entrevistas remotas podem acelerar processos seletivos, mas devem ser usadas com moderação, afirmam especialistas em RH.

As duas principais restrições referem-se ao uso nas duas extremidades das cadeias hierárquicas: no topo e na base da empresa.

Mariá Giuliese, consultora da Lens & Minarelli, elogia o Skype, mas ressalva que, para cargos menores, é possível que a ferramenta termine excluindo "bons profissionais que não sabem usar computador muito bem".

Já para funcionários em posição de liderança, a entrevista "requer olho no olho e contato pessoal, pois é preciso gerar comprometimento. A conversa virtual não possibilita isso", diz Ricardo Barcelos, sócio da Havik.

Ele observa que, em países com outras culturas, esse "olho no olho" pode ser menos importante.

O presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri, 47, ofereceu aos candidatos a possibilidade de gravar um currículo em vídeo em 2002. Desistiu em 2006, por considerar que o método não funciona. "Quem sabe falar tira de letra. Mas gravei um vídeo com um engenheiro que travou diante da câmera. E ele era muito bom."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.