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Tirar férias nem sempre é fácil

Aqueles que têm dificuldades de se desligar devem tomar algumas medidas com antecedência

ANNE FIELD
DO "NEW YORK TIMES"

Dois anos atrás, Chad Oakley descobriu que precisava mudar sua maneira de tirar férias. Com medo do que poderia acontecer caso ficasse fora por muito tempo, Oakley, presidente da Charles Aris, uma empresa de recrutamento de executivos na Carolina do Norte (EUA), passava a maior parte de suas férias ao telefone ou no computador, com breves momentos de descanso.

"Tentava trabalhar e estar de férias ao mesmo tempo e, por isso, fazia mal as duas coisas", diz.

Tirar férias de verdade, sabia Oakley, demandava planejamento. Por isso, começou a confiar mais nos seus 30 funcionários e transferiu a eles responsabilidades muito antes de partir. Também começou a informar aos clientes que ficaria afastado. Agora, é possível descansar de verdade durante as férias com a mulher e os três filhos.

De todos os desafios que os proprietários de pequenas empresas enfrentam, um dos mais difíceis é tirar férias. Muitos se preocupam com a possibilidade de perder negócios, outros têm medo de que suas empresas não consigam suportar uma crise.

Mas esse tipo de atitude pode fazer mal à saúde da empresa e do proprietário.

"Se você não faz uma pausa, vai se esgotar e não vai atingir o nível de sucesso que planeja", diz Debra Condren, fundadora da Manhattan Business Coaching, empresa de treinamento de executivos.

Há alguns truques para que pequenos empresários aprendam a tirar férias.

PREPARE SEU PESSOAL

Para que o negócio funcione em sua ausência, os subordinados precisam estar preparados para tomar as decisões corretas. Isso requer que disponham da informação necessária para fazer o trabalho deles -e talvez parte do seu. Por exemplo, Oakley costuma trabalhar regularmente com seus funcionários e, uma semana antes das férias, transmite ao profissional o controle e a responsabilidade da tarefa, discutindo o que precisa ser feito durante a sua ausência.

Marjorie Hansen Shaevitz, presidente da Admission Possible, consultoria de seleção universitária, começa a preparar seus cinco subordinados de um a dois meses antes de sair de férias. O treinamento inclui instruções detalhadas sobre como lidar com telefonemas e e-mails de clientes. "Se a sua equipe está preparada e organizada, é possível prevenir grandes problemas, e, assim, você pode curtir suas férias", diz.

CONTATE OS CLIENTES

Talvez o aspecto mais enervante de planejar férias seja informar aos clientes sobre a sua ausência. "Informe quem cuidará de cada tarefa e deixe claro que seus funcionários poderão falar com você em casos de emergência."

Para Jeff Kear, sócio na PlanningPod, empresa de gestão on-line, administrar as expectativas requer um plano metódico de comunicação. Ele contata os clientes com um mês de antecedência, depois com uma semana e, por fim, um dia antes de partir.

TIRE FÉRIAS NA BAIXA

Se seu negócio é sazonal ou há semanas de demanda lenta, elas são o melhor momento para suas férias. Shaevitz, por exemplo, organiza suas viagens em meses que não são cruciais para seus clientes em processo de seleção universitária.

Isso significa não planejar férias entre janeiro e julho, mas, especialmente, em abril, quando as universidades norte-americanas costumam divulgar a lista dos alunos selecionados.

FAÇA UM CRONOGRAMA

Alguns proprietários de pequenas empresas conseguem cortar o cordão umbilical e eliminar totalmente a comunicação com seus escritórios nos períodos de descanso. O mais frequente, porém, são profissionais que reservam períodos dos seus dias de férias para verificar e-mails ou fazer telefonemas.

Shaevitz lê seus e-mails de manhã e à noite. "Sinto-me melhor quando faço isso."

Oakley reserva duas horas a cada manhã para os negócios, antes que seus filhos acordem. O mais importante é respeitar o plano. "É fácil pensar que um telefonemazinho só, no meio da tarde, não vai atrapalhar", afirma. "Mas você não pode permitir que os negócios cheguem sorrateiramente e tomem o controle de suas férias."

Tradução de Paulo Migliacci

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