Índice geral Empregos
Empregos
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Start-ups inovam também na seleção

Empresas de tecnologia têm métodos inusitados para descobrir talentos e contratar novos profissionais

FELIPE MAIA
DE SÃO PAULO

Há dois meses, Rômulo Gomes, 22, disputou uma vaga de desenvolvedor no GetNinjas, uma plataforma on-line para compra e venda de serviços. A seleção foi em um sábado, e os candidatos se serviam de cerveja, energético e salgadinhos enquanto tentavam desenvolver códigos de programação. Gomes se saiu melhor no desafio e terminou ficando com a vaga.

Essa é uma das maneiras que as start-ups (empresas iniciantes de base tecnológica) encontraram para contratar profissionais que têm perfil inovador e aceitam o risco de trabalhar para elas.

"Esse tipo de seleção é um filtro para saber quem tem a cara da empresa. Aqui, o ritmo é intenso, mas há momentos divertidos", diz Eduardo L'Hotellier, 27, presidente da GetNinjas.

Como as equipes são enxutas, essas empresas, em geral, tentam criar um ambiente familiar entre os profissionais. Essa estratégia aparece também na fase de seleção.

Na Sync, uma start-up do Rio de Janeiro que desenvolve aplicativos para celulares, a seleção começa com um encontro em uma cafeteria ou um restaurante -só depois a empresa testa conhecimentos técnicos do profissional. "Primeiro, avaliamos se a pessoa vai ter um convívio harmonioso com a gente", conta Amure Pinho, 28, diretor-executivo da empresa.

Esse estímulo à camaradagem também aparece no recrutamento do Minha Vida, que oferece um serviço on-line de dietas. Quem quer trabalhar na empresa, além de passar por entrevistas com o RH e com o futuro chefe, também tem de conversar com potenciais colegas. "Queremos verificar a afinidade que o profissional vai ter com as pessoas da área", diz o cofundador Daniel Wjuniski, 34.

TROPA DE ELITE

No Rio, 15 start-ups se inspiraram no filme "Tropa de Elite" e no Bope (Batalhão de Operações Especiais, da Polícia Militar) para fazer uma seleção conjunta.

De acordo com Pinho, idealizador do projeto Eu Sou Caveira, a ideia é formar um "clube exclusivo de profissionais de elite" nas áreas de desenvolvimento, design e mídias sociais. Nesse caso, são as empresas que disputam os profissionais. Elas recebem os cadastros dos interessados ao mesmo tempo e correm para contratar os candidatos mais interessantes.

"Quem vende melhor o peixe da própria empresa fica com o profissional mais capacitado", diz Pinho.

Na primeira seleção, em maio, foram contratadas 13 pessoas entre as 200 cadastradas. A próxima rodada acontece na próxima quarta. Os interessados podem preencher o cadastro no site www.eusoucaveira.com.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.