Índice geral Empregos
Empregos
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rede social corporativa visa reter geração Y na empresa

Novas plataformas abrem espaço para comentários e criação de perfis

CAMILA MENDONÇA
DE SÃO PAULO
Alessandro Shinoda/Folhapress
Jader Rosa (à esq.) e Vinícius Ramos utilizam a rede da empresa
Jader Rosa (à esq.) e Vinícius Ramos utilizam a rede da empresa

Perfis, comentários, posts e "timeline". As tradicionais intranets corporativas estão de cara nova e cada vez mais parecidas com redes sociais.

A aposta é mais do que uma tentativa de acompanhar mudanças no mundo digital. Companhias como Basf, Boa Vista Serviços, CSC, Itaú Cultural, Santander e Totvs, por exemplo, investem em plataformas próprias -além de permitirem acesso às redes externas- como forma de manter a geração Y [nascidos entre 1978 e 2000] motivada.

"As empresas têm mudado a maneira de se comunicar para reter profissionais", afirma Leonardo Bortoletto, diretor-presidente da WebConsult, de projetos digitais.

Com as redes corporativas, abre-se espaço para espontaneidade. "É como se elas se tornassem uma sala de café nas empresas, permitindo que as pessoas consigam resolver questões de forma mais inteligente e informal", explica Luiz Algarra, consultor da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.

O produtor cultural Vinícius Ramos, 31, diz conseguir esclarecer dúvidas e encontrar contatos com a ferramenta do Itaú Cultural -antes não saía do telefone quando precisava de informações.

Para o coordenador da área de design da instituição, Jader Rosa, 33, a rede permite identificar com mais clareza os valores da empresa.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.