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São Paulo, domingo, 02 de fevereiro de 2003

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Programas passam por diversificação de formatos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Apesar de o MBA (Master in Business Administration) ser, por princípio, focado em administração e negócios, esses cursos ganharam formatos diferentes.
Já há MBAs que focam setores como gestão universitária, tecnologia, terceiro setor e até moda.
"Nos EUA, escolas conceituadas adotam áreas de concentração, como faz Harvard. Mas não chega a ser tão específico como ficou por aqui", diz José Cezar Castanhar, 50, coordenador do MBA em administração de empresas e negócios da Ebape (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas), da FGV-SP.
Uma escola que adotou os MBAs específicos é a USP. Só na capital, oferece 17 cursos. O mais novo é o MBA Gestão e Empreendedorismo Social (R$ 22,9 mil).
Segundo Isak Kruglianskas, 63, coordenador do MBA Conhecimento, Tecnologia e Inovação, esses cursos são considerados MBAs por não objetivarem a formação técnica. "Dão uma visão de administração para um setor."
Além do foco, a forma de ministrar aulas também pode ser diferente. Muitas escolas utilizam o mundo virtual, como a Fundação Dom Cabral, cujo curso conta com 370 horas presenciais e 460 horas monitoradas pela internet.
Segundo o CNE (Conselho Nacional de Educação), os MBAs devem seguir as regras da pós "lato sensu": ter no mínimo 360 horas de aulas presenciais, além de 50% do corpo docente formado de mestres e doutores, por exemplo.
Para Artur Roquete de Macedo, 59, presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, uma das formas de escolher o MBA é checar o desempenho da escola nas avaliações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A USP em São Paulo, por exemplo, tem quase 20% dos cursos "stricto sensu" com notas seis e sete, as máximas.


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