São Paulo, domingo, 02 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREPARAÇÃO-SAÚDE

Candidatos devem trocar as apostilas pelos livros

Dica é estudar o conteúdo integral das matérias, não seus resumos

Apesar de não haver novas vagas federais para profissionais de saúde, SãoPaulo (3.273) e Bahia (320) se preparam para abrir, neste ano, 3.593 postos especificamente nesse setor. Enquanto isso, quem se formounessa área já está se preparando.
O fisioterapeuta Adriano de Faria, sócia-proprietária do Cursos e Concursos de Brasília, curso preparatório focado em fisioterapia e nutrição, conseguiu lotar as 11 turmas abertas neste ano -a maior parte dos 550 alunos é fisioterapeuta.
"Temos observado que, a cada dois, três meses, abrem-se vagas para outras áreas da saúde que não a medicina. Estamos recebendo alunos de todos os Estados", afirmadeFaria.
A preparação dos candidatos leva de oito meses a três anos, em média, segundo o coordenador pedagógico do curso Aprimore, Marco Aurélio CorreadeOliveira. "Se o candidato estudar duas horas por dia, de segunda a sábado, por oitomeses, será o suficiente, mas apenas se ele tiver se dedicado à graduação", argumenta Oliveira.
"O problema é que muita gente, na faculdade, acostumou- se a estudar por apostilas ou por anotações de colegas. O candidato a um cargo público temque estudarpor livros." As disciplinas a serem estudadas variam de acordo com a área e o cargo, mas os exames costumam cobrar português, matemática e informática.
"Os alunos que não puderem fazer um curso preparatório deverão fazer uma revisão bibliográfica do conteúdo que está nos editais, responder provas de concursos anteriores e livros de exercícios específicos para concursos de saúde", recomenda a coordenadora do cursoAtualize, Nilza Sampaio.
Oliveira acrescenta que quase todas as organizadoras de provas, exceto o Cespe, publicam a bibliografia usada pela bancapara elaborar as provas.
Vaga de perito
Além dos cargos de formação específica, os profissionais da saúde podem se candidatar às vagas de perito das polícias, de acordo com a demanda da Secretaria deSegurançaPública.
Nesse caso, as disciplinas básicas costumam ser língua portuguesa, conhecimentos básicos de direito, matemática financeira, contabilidade, estatística, física, biologia, química e informática.
Em alguns casos, há ainda questões sobre o estatuto dos policiais civis do Estadoemque as vagas sãooferecidas. A seleção acontece em quatro fases: prova objetiva, com questões básicas e específicas à área de formação; examemédico; exameda capacidade física e avaliaçãopsicológica.
Depois disso, os aprovados passam, ainda, porumcurso de formação profissional, que também possui caráter eliminatório.
(FG)


Texto Anterior: Bibliografia básica
Próximo Texto: Governo quer contratar por fundações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.