São Paulo, domingo, 02 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURSO A DISTÂNCIA

Estudante molda cronograma, mas reforça a disciplina

Candidato precisa também esclareceras dúvidas com freqüência e avaliar bem o material didático

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma saída para quem não tem muito tempo para acompanhar as aulas sentado na carteira ou prefere definir por si mesmo o cronograma de estudoséo cursinhoadistância.
Em vez de colegas de classe, quemoptapor essamodalidade ganha a companhia de apostilas, DVDs e computador.
A autonomia para moldar horários de estudo é bastante tentadora, mas essa opção só rende para aqueles que seguem umarigorosa disciplina.
"É preciso definir o horário dedicado ao estudo e a matéria que será estudada para nãocorrer o risco de só ler oque se gosta", avisa Fábio Gonçalves, especialista em concursos públicos e vice-presidente da Anpac (Associação Nacional de Proteção eApoioaosConcursos).
Outras recomendações de Gonçalves são não acumular as dúvidas, que,emaulas a distância, são tiradas por meio de email ou em salas de bate-papo nainternetcomprofessores.
"As aulas têm de ser dinâmicas, e os materiais devem conter arquivos de áudio e vídeo, e não simplesmente de leitura', afirmaCarlos AlbertodeLucca, coordenador do Siga Concursos, que pretende oferecer no segundo semestre aulas virtuais de português, matemática, raciocínio lógico e entendimento de textos, disciplinas comuns nosconcursos.

Material de apoio
Ele também considera importante oferecer bom material de apoio impresso para o aluno treinar e fixar a matéria mesmo quando não estiver em frente aocomputador. Outro cuidado, apontado por Gonçalves, é quanto à origem domaterial didático.De acordo com ele, é preciso saber quem produziu as apostilas, se o material é fundamentado em um curso presencial e se o cursinho temumhistóricode aprovação.
Sem sair de casa, Marlon Leandro Calhiarano, 27, optou por fazer um curso a distância oferecido pelo FMB, especializadoemcarreiras jurídicas.
Ele conta que perdia muito tempo durante o deslocamento entre a cidade de Jundiaí (SP), onde mora, e a capital paulista, local do cursinho. Assim, passou a estudar por meio de DVDse apostilas.
"Ao longo do período do curso, o estudante recebe em casa todo omaterial didático", conta Flávio Monteiro de Barros, coordenadordoFMB.(AF)


Texto Anterior: Material
Próximo Texto: Na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.