S?o Paulo, domingo, 03 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Time atribui a líder mau resultado

Baixa produtividade está ligada ainda a autossabotagem e a relacionamento

JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Letargia, frustração, desinteresse e impotência são sentimentos que boa parte dos profissionais vai experimentar em algum momento.
Para muitos, a falta de motivação e a queda no desempenho gerados nesses períodos tem uma causa principal: a liderança ineficaz.
Estudo do especialista em desempenho organizacional Alexandre Prates com 50 profissionais mostra que esse é o motivo para 35% deles. É seguido por autossabotagem (32%), como incapacidade de autoavaliação, e por ambiente (22%), que inclui relacionamento com os colegas. Segundo ele, esses "sabotadores de desempenho" não costumam ser identificados pelos funcionários e não são voluntários. São falta de comunicação e de avaliação, diz, as responsáveis pela perda de produtividade.
Para a executiva Elaine Saad, da consultoria Right Management, um líder ineficaz é pior que toda uma equipe desajustada. "É como uma barreira física que impede qualquer bom resultado."
Quando o gestor Evandro Marques, 34, foi promovido, em 2010, sentiu que, em meio às novas tarefas, comprometeu o resultado da equipe.
"Aprendi a ser mais organizado e a gerir melhor."
Assim como o sócio da empresa Grupo Novo Claudio Evaristo, que contratou equipe para treinar gestores -inclusive ele. "Meu desempenho melhorou, sobretudo na administração do tempo."
Para ele, o erro foi achar que os líderes nascem formados, quando precisam ser identificados e treinados.
"Ter líderes bem formados torna a empresa capaz de contornar praticamente qualquer dificuldade", diz Élio Martins, presidente do Grupo Eternit, para quem gestores respondem por 50% do sucesso de uma empresa.

Colaborou PATRÍCIA BASILIO


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.