São Paulo, domingo, 04 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

concursos

Manter o foco é a principal dica de 1º colocado

CÁSSIO AOQUI
EDITOR-ASSISTENTE DE EMPREGOS E CARREIRAS

Petrobras, Prodesp, Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde, Fundacentro, Caixa Econômica Federal, Ministério Público do Trabalho, Prefeitura de Diadema, Hospital do Servidor Público Municipal e "outros já esquecidos".
A lista de concursos em que o médico Mauro David Ziwian, 48, passou na primeira colocação parece que só não é maior do que o número de candidatos que deixou a ver navios.
Mesmo assim, faz questão de enfatizar: não é "concurseiro" nem persegue o topo da lista. "A única vantagem de ser primeiro é quando só existe uma vaga", despista.
Ziwian, apesar de modesto, não esconde que a "facilidade em concursos" lhe rende louros -como o de poder optar pelo trabalho mais compensador.
Para tanto, conta, o caminho é árduo e passa por inúmeros exames e regularidade nos estudos.
"O principal, contudo, é eleger uma área de prioridade e se concentrar nela."
O conselho, aliás, é unanimidade entre os "primeiráveis". "Os programas são extensos, sobretudo quando surgem editais para novos exames", diz Rafael Santana, 23.
Ele diz com conhecimento de causa: usou a estratégia no concurso para técnico da Receita Federal, em 2006, e ocupou a primeira colocação.
O engenheiro naval André Weiss, 26, seguiu tão à risca o plano de focar parte do conteúdo do exame ICMS/2006 que ficou no topo de uma lista com mais de 20 mil concorrentes -mesmo errando todas as questões de direito comercial. "Sabia que não daria conta de estudar essa parte. Nem me preocupei com ela na prova."


Texto Anterior: [+]Heterogêneo: Rendimentos diferem mesmo entre mulheres
Próximo Texto: Aviação: Anac inscreve até o dia 13 de Março
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.