São Paulo, domingo, 04 de junho de 2006

Próximo Texto | Índice

GUIA DO PRIMEIRO EMPREGO

O QUE FAZ DIFERENÇA?

76% das empresas contratam inexperientes, revela pesquisa realizada pelo Datafolha

Vontade de trabalho é o principal trunfo do iniciante

BRUNO LIMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Ter vontade de trabalhar é a habilidade mais valorizada no recrutamento para o primeiro emprego, revela pesquisa feita pelo Datafolha. Esse aspecto é o mais relevante para 86% das empresas na Grande São Paulo: teve nota 4,8 em uma escala de importância de um a cinco.
Em seguida, na lista de 12 requisitos pesquisados, aparecem, respectivamente, o grau de escolaridade (4,2), ter currículo claro e bem-feito (4,2), ter boa apresentação (4,1), ter conhecimentos de informática e internet (4,0), ser recomendado por alguém de confiança (4,0), ser bom aluno no colégio (3,8), ter cursos e palestras no currículo (3,3), a idade do candidato (3,2), as escolas em que estudou (3,1), ter atuado como voluntário (3,0) e, por último, dominar idiomas (2,3).
O Datafolha entrevistou responsáveis pelo setor de recursos humanos de 202 empresas de grande, médio e pequeno porte na Grande São Paulo, entre os dias 6 e 13 de março.
Entre as empresas entrevistadas, 63% dizem ter vagas para as quais os iniciantes são os melhores candidatos -nas multinacionais, o número sobe para 85%. As que dizem admitir pessoas sem experiência para o primeiro emprego são 76%, mas, no comércio, o total chega a 80%. Entre as empresas de grande porte, 95% empregam novatos; nas pequenas, 76%.
Metade das companhias disse ter contratado até cinco pessoas para o primeiro emprego em 2005, e 13%, de seis a dez. A média é de três novatos por empresa -nas grandes, fica em 53 funcionários por ano.
Entre os empregadores que dizem contratar inexperientes, 33% não o fizeram em 2005.
Dos que dizem não contratar, 51% já admitiram profissionais com esse perfil antes. As principais razões para não fazê-lo mais são falta de tempo e dinheiro para treinamento (37%) e exigência de equipe experiente no ramo de atuação (34%).


Próximo Texto: Em trainee, experiência vira requisito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.