S?o Paulo, domingo, 04 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desconhecimento atinge recrutador

Selecionadores ainda não identificam as competências de recém-formados nas graduações multidisciplinares

DE SÃO PAULO

Responsáveis por selecionar os jovens que trocam a carteira da sala de aula pela cadeira do trabalho, muitos selecionadores ainda desconhecem o que graduandos de cursos multidisciplinares como os da USP Leste podem oferecer como profissionais.
Para saber como está a empregabilidade desses recém-formados, a Folha procurou dez recrutadores e consultores de carreira. A maioria diz não saber argumentar sobre as chances desses jovens.
"Não tenho como comentar sobre os cursos, pois são muito específicos e não são solicitados em nossas vagas para o mercado corporativo", indica Renata Schmidt, gerente da Foco Talentos.
Paradoxalmente, "cursos como lazer e turismo, gerontologia e gestão ambiental atendem a uma demanda crescente do país", opina Neli Barboza, da Ricardo Xavier Recursos Humanos.
São reflexo do momento que o Brasil vive, à espera de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, com a população cada vez mais idosa e de olho na exigência mundial de sustentabilidade nos negócios.
Como são cursos novos, dizem os consultores, não houve contato com os graduados. Em alguns casos, como nos de gerontologia e ciências da natureza, até a atuação é desconhecida.
"O mercado de trabalho está sempre em mudança, e os profissionais contratantes podem não acompanhar as novidades em relação aos cursos", assinala a consultora da Career Center Marisa da Silva.
A falta de conhecimento, porém, não significa exclusão na hora de preencher as vagas. Nessa fase da carreira, salientam recrutadores, mais vale o desempenho comportamental nas seleções.
"Nos destacamos na entrevista porque outras escolas são voltadas para comunicação, enquanto a nossa enfoca negócios", compara Bruno Monteiro, 22, que se forma em marketing em dezembro.


Texto Anterior: Novas graduações vingam
Próximo Texto: Carreiras fogem à lógica comum de contratações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.