São Paulo, domingo, 05 de março de 2000


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CONTRA-ATAQUE AO ASSÉDIO

Status da empresa pesa na hora de atrair talentos

Imagem da companhia é chamariz

da Reportagem Local

Os fatores que mais atraem os novos talentos para determinada empresa são a imagem institucional, as perspectivas de crescimento, o salário e o impulso para a carreira, nessa ordem.
Essa é uma das conclusões do Estudo de Melhores Práticas e Tendências na Gestão de Pessoas, feito pela consultoria PricewaterhouseCoopers em dezembro.
A base de informações foi obtida com os executivos responsáveis pelo departamento de recursos humanos de 173 empresas de diversos setores na Argentina, no Brasil, no Chile e na Colômbia.
O estudo concluiu também que a vinculação da remuneração ao desempenho é uma iniciativa adotada por 56% das companhias entrevistadas. Entre elas, 64% oferecem participação nos resultados. Dessas, 60% o fazem por meio de bônus individuais, e 29% oferecem bônus para equipes.
Essas formas de remuneração pouco convencionais, aplicadas sobretudo nas empresas de tecnologia e Internet no exterior, estão inflacionando o salário de um grande contingente de profissionais, desde técnicos até advogados e economistas.
Nos EUA, escritórios de advocacia especializados em tecnologia, como o Testa, Hurwitz & Thibeault, chegaram a conceder aumentos salariais de até 40% para não perder seus funcionários para novas empresas da Web.
Mas só isso não é o suficiente em muitos casos. "Um programa de retenção eficiente abrange desafio, participação, reconhecimento, compatibilidade de interesses e bom relacionamento entre o funcionário e a empresa", diz o consultor da PricewaterhouseCoopers José Valério Macucci.
"Se o salário não é compatível, o bom profissional não fica. Se só o salário compensa, também não."


(Com agências internacionais)


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