São Paulo, domingo, 06 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS

Pragmatismo marca obra de Mintzberg

Em "Managing", guru da administração expõe soluções baseadas na observação do dia a dia de 29 gestores

CÁSSIO AOQUI
EDITOR-ASSISTENTE DE CARREIRAS

"Este é um livro sobre gestão, pouco complicado, se não for simples."
É assim, em poucas palavras e em negrito, que Henry Mintzberg, um dos mais aclamados pensadores atuais da administração, descreve sua última obra, "Managing".
Com o característico tom seco, quase científico, Mintzberg, que é professor da Universidade McGill, no Canadá, revisita o tema de seu primeiro livro, de 1973 ("The Nature of Managerial Work", ou A Natureza do Trabalho Gerencial, em tradução livre).
Não se trata de uma obra que introduz teses revolucionárias, como a do oceano azul, estratégia de crescimento lucrativo de W. Cham Kim e Renée Mauborgne.
Tampouco recorre a epifanias transformadoras, típicas de autoajuda, como no best-seller de James Hunter "O Monge e o Executivo".
O principal diferencial de "Managing" é expor caminhos para os gestores sem tentar reinventar a roda, num ritual de aceitação e desmistificação da função.
Nele, desfilam frases como "ser superficial é um risco ocupacional do trabalho gerencial" ou "para ser gerente de sucesso talvez não seja preciso ser maravilhoso, apenas mais ou menos emocionalmente saudável e lúcido".
A fim de produzir o livro, Mintzberg observou a rotina de 29 gestores na indústria, no governo, na saúde e na área social, visitando desde o Museu da Moda, em Paris, até Banco Real do Canadá.
Apoiado nessas histórias, o autor descreve o "managing" como "uma prática aprendida pela experiência e baseada no contexto".
É esse pragmatismo, contudo, que o induz a conclusões questionáveis, como a de que a altura do profissional, "segundo estudos", é uma qualidade básica para o sucesso gerencial garantido.
O fato de que grande parte dos casos abordados refere-se a empresas canadenses, com sua idiossincrática cultura, é outro porém a ser levado em consideração.

ALVO NO PÚBLICO
Estudioso da rotina de gestores há mais de 30 anos, Mintzberg claramente se esforça para facilitar a vida dos sempre ocupados gerentes.
Tanto é que, como em uma apostila de cursinho pré-vestibular, traz em negritos "as frases mais eficazes e eficientes", que servem de resumo.
Antes do primeiro capítulo, explica em duas páginas como maximizar a leitura.
Tamanha identificação com o público-alvo é o maior sinal de que o livro agradará. Ficarão decepcionados, entretanto, os que buscam respostas assertivas aos velhos enigmas da gestão, como superficialidade, planejamento, delegação e controle.
Como relativiza o autor: "Esses paradoxos e problemas, labirintos e charadas, são parte integral do trabalho gerencial -eles são, e continuarão a ser, a gestão. Os enigmas podem ser suavizados, mas nunca eliminados; reconciliados, mas nunca resolvidos".

MANAGING - DESVENDANDO O DIA A DIA DA GESTÃO

de Henry Mintzberg
EDITORA Bookman
QUANTO R$ 49
PÁGINAS 304



PÓS-CRISE
Uma Colossal Falta de Bom Senso

Lawrence G. McDonald e Patrick Robinson
EDITORA Record
QUANTO R$ 54,90 (420 págs.)

Os autores abordam a história por trás do colapso do banco Lehman Brothers, com detalhes sobre os envolvidos.



MARKETING PESSOAL
Você - Marca Pessoal

Roberto Álvarez del Blanco
EDITORA Saraiva
QUANTO R$ 39,90 (328 págs.)

O autor se propõe a ensinar como gerenciar a vida com talento e transformá-la numa experiência única, determinando metas pessoais.



PÓS-CARREIRA
Orientação para Aposentadoria nas Organizações de Trabalho

José Carlos Zanelli e outros
EDITORA Artmed
QUANTO R$ 34 (144 págs.)

A obra aborda a transição para a aposentadoria.



CONCURSOS
Raciocínio Lógico Simplificado

Sérgio Carvalho e Weber Campos
EDITORA Elsevier
QUANTO R$ 89,90 (464 págs.)

O livro, da série "Provas e Concursos", traz mais de 200 questões comentadas e mais de 300 exercícios.



FICÇÃO
O Conselheiro

Bob Burg e John David Mann
EDITORA Sextante
QUANTO R$ 19,90 (128 págs.)

Nessa obra, cujo mote é a importância da capacidade de cooperar, são apresentadas cinco leis para atingir o sucesso extraordinário.



TENDÊNCIA
Geração Y

Sidnei Oliveira
EDITORA Integrare
QUANTO R$ 35 (152 págs.)

O livro baseia-se na geração de futuros líderes nascidos entre 1980 e 1999.


Texto Anterior: Concurso 2: Instituição prorroga prazo para inscrição
Próximo Texto: Obra dissecada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.