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Estágios e trainees
Adiar primeiro estágio é estratégia de estudantes
Alunos adiam ingresso no mercado para investir em curso extracurricular ou atividade acadêmica
MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A área do currículo destinada
à relação das experiências profissionais continua em branco.
No entanto, apesar de ser considerado pré-requisito por alguns empregadores, o estágio
não é o objetivo de muitos alunos -pelo menos até os semestres finais da graduação.
Para Luiz Gustavo dos Santos, 26, estudante do último
ano de tecnologia em processamento de dados da Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista), a razão para buscar estágio no fim da graduação foi o tipo de experiência
que iria adquirir.
"Fui chamado para trabalhar
em outra empresa, mas preferi
não continuar. Sabia que seria
subaproveitado", diz Santos,
que investiu seu tempo nos estudos e há oito meses é estagiário da G&P (área de tecnologia).
O estudante diz acreditar que
foi aceito na companhia devido
ao seu bom desempenho no
processo de seleção. "Mostrei o
que eu sabia e provei que, mesmo sem experiência, eu conseguiria trabalhar bem", destaca.
A diretora de RH da empresa,
Rosimeire Navajas, explica que
nem sempre um estudante que
já fez estágio está na dianteira.
"O que importa é o potencial do
jovem para a vaga. Uma vez,
abri mão de um aluno que tinha
experiência em favor de outro
que nunca tinha estagiado. Ele
tinha mais o perfil para a vaga.
Não me arrependi", conta ela.
Navajas, porém, deixa claro
que "no ramo [de TI] é muito
raro o aluno não ingressar em
algum tipo de atividade profissional durante o período letivo". Em geral, acrescenta ela,
"quem gosta do curso não fica
quatro anos fora do mercado".
Para Maria de Lourdes Costa, chefe de gestão de pessoas
do hospital São Camilo, o estágio nos primeiros anos do curso
não é sinônimo de que o estudante tenha mais conhecimento. "O importante é que esse período tenha sido proveitoso."
De acordo com ela, não é possível "prejulgar e dizer que alguém que fez estágio é melhor
que outro que não fez". E complementa: "O conjunto de conhecimentos, aliado às habilidades pessoais, é o grande diferencial do formando".
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