São Paulo, domingo, 06 de dezembro de 2009

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RECURSOS HUMANOS

Empresas apostam em marketing de incentivo

Objetivo é premiar os funcionários que atinjam as metas estipuladas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com foco nas metas e na valorização do funcionário, empresas recorrem a campanhas de marketing de incentivo, em que concedem prêmio aos colaboradores que atingem metas.
"As firmas sempre miram os resultados", afirma Rose D'Agostino, diretora de criação da Accentiv" (marketing de relacionamento). Mas, para que uma campanha envolva toda a equipe, é preciso criar um bom ambiente de trabalho, valorizar o profissional e estimular o relacionamento, observa.
Só oferecer recompensa não adianta, aponta D'Agostino. "Para motivar trabalhadores de diferentes setores, a comunicação deve ser dirigida -todos precisam se sentir olhados."
Diego Martins, presidente da Acesso Digital, diz que quer crescer 350% em 2009. Para atingir esse objetivo, lançou a Maratona Disney: se os 32 empregados da firma alcançarem as metas individuais e coletivas, todos vão viajar para o parque temático norte-americano no Carnaval de 2010.
"Os colaboradores, tanto da área operacional como da de vendas, ficaram muito motivados, pois para parte deles a viagem é um sonho impossível de ser realizado de outro jeito."
Se a meta não for alcançada e o passeio não acontecer, Martins confessa que terá de achar um meio de "administrar emocionalmente" a equipe.
Segundo o consultor Nelson Fender, para lidar com a frustração de uma equipe que não vença o desafio, é primordial que a comunicação seja contínua e transparente. "Não pode esperar o final [da campanha] para dizer que não deu."
Para ele, depende da direção da campanha e dos líderes da empresa evitar um clima de competição ruim entre os participantes. "O trabalho em grupo deve ser priorizado."

Sustentação
Para que os participantes não percam o interesse durante a campanha, ela deve ser sustentada com mensagens periódicas. "Uma tendência é utilizar a tecnologia e os meios de comunicação para manter o público-alvo informado e fazer com que ele interaja", sugere Ana Elisa Vidoti Seta, diretora-geral de atendimento da Motivare.
A campanha Craques Seara 2010, organizada pela Motivare, disponibiliza uma lista de produtos que podem ser "comprados" em uma grande loja com os pontos acumulados.
Marcos Silveira, 31, gerente regional de vendas da Seara, já adquiriu um "home theater" com sua pontuação. A vantagem do catálogo, diz, é poder escolher o item.
Lourival Correia Junior, CEO da Ciagroup, que elabora campanhas, conta que elas costumam ser anuais. Mas, em situações de crise, as ações tornam-se mais pontuais e curtas.
Os programas também podem ser direcionados para a redução de acidentes em uma fábrica, por exemplo, ou para diminuir o gasto com papel, acrescenta Correia Junior. (SH)


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