São Paulo, domingo, 07 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Cercado, funcionário entra em colapso'

DA REPORTAGEM LOCAL

Psicóloga especializada em terapia floral, Maria Aparecida das Neves tem usado as essências de flores para tentar recuperar pacientes abalados por convivências massacrantes no trabalho, perfil que representa 70% do atendimento que presta a adultos.
"Essa experiência deixa conseqüências como o estresse ocupacional. O pior do processo é a desconstrução das referências. De tanto ter sua personalidade reprimida, a pessoa fica bloqueada, anula seus valores para aceitar a demanda externa e se deprime."
Segundo ela, o sentimento de inadequação gera mecanismos de defesa, como a agressividade. "Aí entram em cena o julgamento das pessoas e o mito do funcionário-problema. Cercado, o funcionário entra em colapso."
Apesar de pouco empregados para esse fins, Neves defende o uso dos florais como um caminho para harmonizar as convivências e ampliar a tolerância das pessoas.



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Qualificação e oportunidades
Páscoa: Empresas oferecem vagas de trabalhos temporário e autônomo

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.