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DEVER DA ESCOLA
Gestor deve analisar se finalidade é educacional
Diretores vetam experiências que não envolvem orientação de aluno
DA REPORTAGEM LOCAL
Após o estágio ser inserido
no projeto político-pedagógico,
o diretor da escola é quem assina o Termo de Compromisso
de Estágio -feito entre colégio,
empresa e estudante.
A função, contudo, não é tão
burocrática quanto gostariam
alguns alunos. Cabe ao gestor
da escola avaliar se as condições propostas pela companhia permitem algum tipo de
desenvolvimento do jovem.
Isso porque muitas empresas
utilizam o contrato de estágio
para trabalhos sem nenhuma
orientação, afirma o procurador do Ministério Público do
Trabalho Cássio Casagrande.
"Temos o caso de uma rede
de fast food que contratava estagiários para fritar hambúrgueres", exemplifica.
Para estudantes de baixa
renda, no entanto, o estágio é
encarado como um trabalho.
Joana (nome fictício), 16, conta
que a remuneração recebida
iria para as despesas de casa
e suas próprias e para a compra
de livros quando fosse aprovada na universidade.
A jovem até foi selecionada
para atuar na área de cobrança
por telefone de uma firma, mas
a diretora de seu colégio se negou a assinar o termo. Justificativa: não se tratava de estágio.
Para o procurador, aprender
a se relacionar com o chefe e
com os colegas, ter disciplina e
adquirir experiência são ganhos "simplesmente acidentais" quando o jovem está inserido no mercado de trabalho.
Ele argumenta que estudantes como Joana devem considerar que, como empregados
ou aprendizes, receberiam
mais e ainda contribuiriam para a Previdência Social.
Jaqueline Teixeira da Silva,
16, teve uma experiência parecida à de Joana. A diretora de
seu colégio, em São Paulo, vetou a proposta para que a jovem
trabalhasse em um restaurante
cinco horas por dia, inclusive
nos fins de semana.
"Ela explicou que não era estágio. Chamou a minha mãe para conversar e nos convenceu",
diz Silva, que continua em busca de uma oportunidade.
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