S?o Paulo, domingo, 07 de agosto de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Voluntariado corporativo sobe em 2011

Companhias oferecem a funcionário participação em programas sociais

Zé Carlos Barretta/Folhapress
Renato Carvalho demonstra o uso do purificador de água

MARCOS DE VASCONCELLOS
DE SÃO PAULO

O gerente de projetos Renato Carvalho, 28, passou em maio uma semana como voluntário no Malawi, na África, distribuindo purificadores de água em povoados e ensinando como usá-los.
"Eram pessoas pobres, que andavam muitos quilômetros para buscar água, que costumava ser escura e ter dejetos de animais", lembra ele, que disputou com colegas uma das dez vagas oferecidas e teve licença da companhia para participar da ação. O purificador é desenvolvido pela empresa em que atua, a Procter & Gamble. O trabalho voluntário também.
No Brasil, o número de empresas que oferecem programas de voluntariado aumentou nos últimos dois anos. O CBVE (Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial), que, em 2009, contava com 12 companhias, hoje tem 28.
O grupo de estudos organizado pelo Centro de Voluntariado de São Paulo reúne cerca de 200 empresas que implantaram ou estudam executar programas corporativos de trabalho voluntário.
Ações dessa natureza têm por objetivo zelar por comunidade, empregados e ambiente. "[Empresas] viram que podem melhorar a imagem com consumidores e funcionários", diz Wanda Engel, presidente do CBVE.


Próximo Texto: Bônus em programa leva a ação na Justiça
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.