São Paulo, domingo, 08 de julho de 2007

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ENTREVISTA
FRED KOFMAN


O trabalho é uma estratégia de vida, não a vida em si

Se a vida se resume ao trabalho, quando surge risco profissional, ele se transforma em risco para a vida. Se a vida vai além, o resultado é muito mais positivo

MARIANA BERGEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Conscientização é sinônimo de sucesso na vida profissional. Ao menos na opinião de Fred Kofman, 46, presidente da empresa de consultoria Axialent e professor da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos. No Brasil para lançar o seu livro "Consciência nos Negócios" (Editora Campus/Elsevier, R$ 79,90, 314 págs.), Kofman deu a seguinte entrevista à Folha.

FOLHA - Em seu livro, o sr. diz que as pessoas não percebem a identidade ligada ao trabalho. Por quê?
FRED KOFMAN -
É normal que as pessoas se identifiquem com o trabalho, mas elas perdem a consciência de uma oportunidade de desenvolvimento a partir da sua personalidade. Se a vida se resume ao trabalho, quando surge um risco profissional, ele se transforma em risco para a vida. Se se experimenta que a vida vai além, que o trabalho é meio de expressão da energia vital, os resultados são muito mais positivos.

FOLHA - Falta uma compreensão das coisas de maneira mais global?
KOFMAN -
Sim. De uma maneira mais abrangente, que permita entender o trabalho como uma expressão, não como o todo. Ele é uma estratégia de vida, não a vida em si, e, quando as pessoas perdem essa perspectiva, mergulham no trabalho com tanta intensidade que começam a fazer escolhas inconscientes e trabalham tanto que têm prejuízos em outras áreas.

FOLHA - O sr. fala sobre descobrir a paixão nos negócios. O que é isso?
KOFMAN -
Cada um de nós tem uma espécie de missão essencial na vida, uma razão que é a força que move o nosso espírito, como se fosse impressão digital. Quando se está alinhado a essa energia, há uma paixão, uma sensação de que tudo está indo bem. Ao trabalhar com uma sensação de paixão, de propósito fundamental, temos uma energia muito mais forte para atingir os resultados, mas também temos uma satisfação pessoal por estarmos fazendo aquilo que é mais significativo nas nossas vidas.

FOLHA - O que é preciso para alcançar o sucesso?
KOFMAN -
É essencial alcançar o que eu chamo de sucesso além do sucesso, que é uma sensação de paz interior e de que se está alinhado com os valores fundamentais para responder às situações da vida. Há tantas variáveis fora do nosso controle, que depender só do sucesso profissional traz um estresse muito grande.

FOLHA - O sr. diz que um negócio é dividido em dimensões. Como?
KOFMAN -
No espaço normal há três dimensões: altura, largura e profundidade. O mundo da empresa também tem três dimensões: a pessoal, que é como as pessoas se sentem; a interpessoal, que é como os indivíduos se relacionam; e a impessoal, que é o funcionamento do negócio como uma coisa, não como uma pessoa. Tem o subjetivo, o intersubjetivo e o objetivo. A maioria das pessoas não conhece as dimensões pessoais e interpessoais e se foca na dimensão objetiva.

FOLHA - Quais são os diferentes tipos de opinião e como gerenciá-los?
KOFMAN -
Há a opinião arrogante e a opinião humilde. Se discutimos sobre um plano de investimentos e há duas opiniões diferentes, pode haver uma conversa de perspectivas. É necessário que as duas pessoas expliquem o seu raciocínio para se chegar a uma conclusão que integre os dados possíveis.

FOLHA - O que é uma coordenação impecável? Como aplicá-la?
KOFMAN
- É honrar os seus compromissos. As pessoas falam "eu vou fazer", mas estão pensando "eu vou tentar". Se faço, tudo bem, se não faço, tudo bem também. Tem uma negligência quase criminosa. Antes de fazer a promessa é preciso checar se realmente sei que vou cumpri-la, se tenho recursos e se tenho conhecimento. Uma vez feita a promessa, é necessário ter a responsabilidade de manter o credor informado. Se não poderei cumprir o combinado, imediatamente peço desculpas e explico o motivo ao meu credor para reduzir os custos do meu não-cumprimento.

FOLHA - O que define a competência emocional de alguém?
KOFMAN -
É a capacidade de ouvir as suas emoções, de entender porque você está experimentando essa energia, e atuar conscientemente em harmonia com os seus valores. Esse é o oposto da incompetência emocional, que é a impossibilidade de ser sequestrado pela emoção e agir pensando só no impulso.


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