S?o Paulo, domingo, 08 de agosto de 2010

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IDENTIFIQUE E SE PROTEJA...


O QUE É
Exposição de profissionais a situações humilhantes e constrangedoras de forma repetitiva e prolongada durante o expediente

AÇÕES COMUNS
Chamar de incompetente Sobrecarregar ou negar informações necessárias à continuidade do trabalho

Desmoralizar publicamente, afirmando que tudo está errado ou que seu trabalho é desnecessário à empresa Ignorar a presença do profissional

Desviar da função ou retirar material necessário à execução da tarefa, impedindo o trabalho

Impor horários fora da jornada ou ser trocado de turno sem ter sido avisado Pedir a execução de tarefas acima ou abaixo do conhecimento do profissional

Hostilizar ou não promover ou premiar um colega com menos experiência, como forma de desqualificar o trabalho realizado

Divulgar boatos sobre sua moral ou rumores entre os colegas de que o profissional está com problemas psicológicos

Sugerir demissão por saúde quando se está em perfeitas condições de trabalho

Expor o funcionário a colegas para desmotivar, como colocá-lo em uma sala onde todos possam observar seu trabalho

Rir a distância, conversar baixo para que ele não escute e executar gestos direcionando-os ao profissional

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