São Paulo, domingo, 08 de novembro de 2009

Texto Anterior | Índice

estágios & trainees

Pequenas permitem acompanhar gestão

Estagiário pode ter acesso à alta chefia e implementar ideias novas

ANDRÉ LOBATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Estagiar em empresas de médio e pequeno portes pode não ser o desejo inicial de muitos estudantes, mas é uma boa oportunidade para evoluir desde cedo na profissão, dizem especialistas.
Sem necessariamente contar com os programas estruturados das multinacionais, as pequenas e as médias empresas oferecem maior possibilidade de implementar novas ideias, falar diretamente com os tomadores de decisão e visualizar o negócio de maneira sistêmica, enumera Vera Ruthofer, gerente do Instituto Euvaldo Lodi em São Paulo.
"Ainda existem muitos estudantes focados nas grandes empresas, mas as pequenas e as médias oferecem boas possibilidades", analisa.
Paulo Seixas, da agência Na Mosca, especializada em marketing jovem, afirma que o imaginário dos jovens começa a mudar para a "busca de empresas que tenham seu perfil".
"A vantagem da empresa média é que você cresce junto com ela", diz Jacqueline Viana, 19. Ela entrou na Phonoway pelo Programa Jovem Cidadão, do governo de São Paulo, depois voltou como estagiária-aprendiz e agora faz estágio em análise de sistemas.
Eduardo de Oliveira, superintendente do Centro de Integração Empresa-Escola, diz que as firmas de menor porte são as que mais empregam. "Com exceção dos governos, que abrem muitas vagas, os estágios estão pulverizados."
Ruthofer afirma que saber qual empresa buscar é a chave para uma boa experiência profissional. Mas ressalta que, para encontrar a empresa de menor porte, não basta pesquisar na internet, "é preciso bater de porta em porta".

Texto Anterior: Estágios: Incorporadora e seguradora selecionam 51
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.