S?o Paulo, domingo, 09 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

País recebe 7% mais estrangeiros

Alta foi verificada nos últimos dois anos; em 2009, Brasil ficou em 7º em número de eventos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em 2009 e 2010, o número de executivos estrangeiros em eventos no Brasil cresceu 7%, segundo a Icca (Associação Internacional de Congressos e Convenções).
Outras estatísticas da associação mostram que o país cresceu 15% no cenário de congressos internacionais em 2009 em relação a 2008.
Naquele ano, foram registrados 8.315 eventos corporativos -815 a mais do que em 2008. Com o resultado, o país passou a ocupar a sétima posição no ranking mundial, na frente do Japão e da China.
"A descentralização dos congressos ajuda a gerar emprego nas diversas regiões do país", destaca o ex-ministro do Turismo Luiz Barretto.
De olho na exposição do país durante a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, o Ministério do Turismo pretende investir na capacitação de profissionais para receber turistas. O programa Bem Receber Copa, por exemplo, deve formar 360 pessoas até 2013.
Mais focada em eventos corporativos, a SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) organiza o programa Bem Receber.
Nele, policiais, taxistas e profissionais de hotelaria são capacitados para receber executivos estrangeiros. Há os treinamentos específicos para atender árabes e homossexuais, por exemplo.
"Além de trazer os profissionais para a cidade, a gente precisa fazer com que eles voltem por conta própria", afirma Toni Sando, diretor-superintendente do SPCVB.
A policial da CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) Inês de Arruda Monteiro, 35, participou de aulas sobre os pontos turísticos da capital paulista.
"Agora me sinto mais confiante porque sei que posso orientar os congressistas no caso de imprevistos."


Texto Anterior: Para tirar melhor proveito do evento
Próximo Texto: Videoconferências substituem viagens de eventos corporativos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.