São Paulo, domingo, 09 de março de 2008

Próximo Texto | Índice

ORDEM DE LEITURA

Livros mais vendidos são de carreira e finanças

Levantamento da Folha aponta os "10 mais" de administração e negócios

ÓSCAR CURROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os desafios do trabalho, a competitividade e a vontade de ganhar dinheiro têm levado os profissionais a buscar, nas livrarias, os caminhos para melhorar seu desempenho.
Desenvolvimento de carreira e finanças pessoais foram os temas dos livros de administração e negócios mais vendidos em 2007, segundo levantamento feito pela Folha com grandes livrarias do país. Dos 10 livros mais vendidos, 8 desenvolvem esses assuntos.
A obra mais lida do ano, "O Monge e o Executivo", de James C. Hunter, esteve em muitas prateleiras de desenvolvimento profissional. Segundo a editora Sextante, que publica o livro, foram vendidos 440 mil exemplares em 2007. O autor está preparando a continuação da história.
A "liderança servidora", princípio pregado por Hunter na obra, foi um norte para muitos profissionais. Um desses leitores é o administrador Lars Andreas Müller, 37.
"Se um líder se doa aos outros, ele consegue a confiança e o comprometimento da equipe", aprendeu Müller.
Ele incentiva, porém, uma leitura crítica. "Às vezes, esses livros são idealistas. No mundo corporativo, a aplicação da teoria é difícil, devido à competitividade e à politicagem."
O segundo mais vendido, "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos", de Gustavo Cerbasi, aborda finanças pessoais. Foram vendidas mais de 188 mil cópias do livro em 2007, segundo a editora Gente.
Anderson Cavalcante, diretor-executivo da editora, atribui o sucesso da obra à ligação que ela faz entre gestão de finanças e carreira. "O trabalho torna-se mais produtivo quando a pessoa não tem a preocupação de ficar no vermelho."

Presente
"Os Segredos da Mente Milionária", de T. Harv Eker (editora Sextante), na terceira posição, também aborda finanças.
Rodrigo Pinto, 27, que atua com negociações estratégicas em uma multinacional de tecnologia, gostou tanto do livro que o presenteou a mais de 20 amigos e colegas.
"O grande desafio é trazer a mudança para dentro de uma organização", diz. Para isso, propõe praticar todos os dias o que foi aprendido nos livros, como o planejamento para cada inovação.
A área de finanças é uma das grandes apostas da editora Campus-Elsevier para 2008. A empresa continuará divulgando o "Guia do Pai Rico", que complementa o livro "Pai Rico, Pai Pobre", de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter -sexto lugar no ranking da Folha.
A área de estratégia também esteve presente entre os dez mais vendidos: foi representada por "A Arte da Guerra", que ganhou em 2007 uma nova edição da Jardim dos Livros, com tradução direta do chinês, e por "A Estratégia do Oceano Azul".


Próximo Texto: Os 10 mais*
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.