São Paulo, domingo, 09 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

livros

Obra ensina executiva a encontrar um final feliz

DIOGO BERCITO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A vida de uma executiva pode ser emocionante como a das protagonistas dos contos de fadas -e tão difícil quanto.
Essa é a premissa do livro "De Cinderela a Superexecutiva", de Cary Broussard. Organizado em dez capítulos, o texto traz do mundo da fantasia dicas para mulheres à procura de seu lugar no mercado de trabalho.
Para fazer a aproximação entre as histórias de bruxas e de princesas e o mundo real, a autora parte do princípio de que os contos de fadas têm significados universais que podem ser aplicados a vários universos -entre eles, o corporativo.
Broussard conta histórias que os leitores devem conhecer de filmes da Disney ou de livros dos irmãos Grimm. Os relatos são sempre acompanhados de uma análise que adapta as lições ao contexto do trabalho.
O Lobo Mau que aterroriza a Chapeuzinho Vermelho é, no mundo corporativo, o colega de trabalho que fala mal dos outros pelas costas. O caçador que salva a pobre menina aparece como o diretor de recursos humanos, que soluciona a crise.
O Patinho Feio, por sua vez, é a funcionária que não se valoriza. As migalhas de pão de João e Maria, a indenização pós-demissão, com a qual é possível trilhar um novo caminho.
Como grande parte dos livros que extraem lições de histórias clássicas, "De Cinderela a Superexecutiva" é pouco sutil e tira do leitor a possibilidade de encontrar, sozinho, o traço de genialidade presente em cada um dos contos que destrincha.
E, no meio de tantas metáforas, há algumas menos convincentes -o castelo da Bela Adormecida, que representa um escritório, por exemplo.
Mas, acima de tudo, a autora sustenta que a executiva seja seu próprio príncipe encantado. "Toda mulher no trabalho tem de estar pronta para proteger-se e resgatar a si própria", escreve a autora, que defende que a leitora não espere que a ajuda venha de fora.


De Cinderela a Superexecutiva
CARY BROUSSARD
Editora:
Rocco; Quanto: R$ 34,50 (260 págs.)
Avaliação:      


Texto Anterior: Ranking somou venda de exemplares
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.