São Paulo, domingo, 09 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Órgãos públicos iniciam período de recrutamento

TERCIANE ALVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Começa agora a alta temporada para quem busca estágio em empresas governamentais. O início do semestre é o período em que muitos órgãos públicos e secretarias de governo costumam admitir universitários e alunos do ensino médio.
É o caso da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), que recruta jovens para 70 órgãos públicos, num total de 4.220 vagas ao ano.
"Mesmo que não possam contratar de imediato, essas empresas buscam despertar no jovem o interesse para uma carreira pública", indica Shirlei Cascales, coordenadora do programa de estágios da Fundap. A maioria, diz ela, busca remuneração ou aprendizado.
Os órgãos governamentais, contudo, têm uma barreira na atração de jovens. Apesar de terem as mesmas práticas de admissão e de contrato, nas firmas privadas o estagiário pode se transformar em funcionário a qualquer hora. Nas do governo, precisa prestar concurso para ingressar.
Esse não foi um empecilho para o estudante de engenharia Luis Ponik, 21, que escolheu a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para conduzir seu plano de carreira.
"Meu pai e meu avô foram ferroviários", diz Ponik, que estagia na empresa há um ano.
Além do mercado ferroviário, que está aquecido devido à retomada de investimentos do setor, quem busca estágio em empresas públicas tem outras opções. Segundo Cascales, saúde, ambiente, comunicação social e informática também têm oferta crescente de vagas.
Na Prefeitura de São Paulo, os campos que mais oferecem oportunidades são pedagogia, arquitetura e urbanismo, direito e educação física. Ao todo, são 3.435 estagiários.
Esse número deve aumentar. Tramita na Câmara Municipal um projeto de lei que propõe a criação de mais 2.000 vagas.
NA INTERNET - Instituições que selecionam para órgãos públicos:
www.fundap.sp.gov.br
www.ciee.org.br
www.nube.com.br

Texto Anterior: Computador na televisão
Próximo Texto: Estágio 1: Companhia seleciona 400 estudantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.