São Paulo, domingo, 09 de agosto de 2009

Próximo Texto | Índice

GERAÇÕES EM EQUIPE

De filho para pai

Descendentes dão aos genitores pragmatismo e tecnologia e aprendem ponderação e processos

Marcelo Justo/Folha Imagem
Camilla Menezes em seu quarto; ao fundo, imagem do pai,Mano

ANDRÉ LOBATO
NATALIE CATUOGNO CONSANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As novas gerações parecem absorver mais rápido os choques que vêm do futuro. Com isso, ajudar na lição de casa ou apresentar novas oportunidades deixa de ser uma função apenas paternal e passa a ser um presente possível para os filhos darem aos pais.
A expansão da classe média, a estabilidade econômica e o maior acesso à educação ajudaram a criar uma juventude com maior preparo formal.
Além disso, fatores como a globalização acelerada, o consumismo, o individualismo e a tecnologia esticaram a distância entre as gerações mais velhas e o mercado de trabalho.
Imediatistas, pragmáticos e voltados mais para os seus próprios projetos do que para a cultura corporativa, a chamada geração Y ou milênio oferece para seus pais aspectos que podem ser úteis no desenvolvimento da carreira deles.
Estudo feito em maio pelo Ateliê de Pesquisa Organizacional, que realiza levantamentos corporativos, aponta que as duas gerações podem ser complementares.
Os cem gestores de empresas paulistas entrevistados avaliaram que os jovens oferecem agilidade, descontração e foco nos resultados e em si mesmos. Já os pais podem equilibrar com ponderação, seriedade e foco nos processos e na equipe.

Vestir a camisa
"Essa é a primeira geração que pode saber mais do que a anterior sobre tecnologias já implementadas na empresa", opina Suzy Cortoni, sócia-diretora do Ateliê de Pesquisa Organizacional.
O filho pode passar para o pai a necessidade de resultados imediatos, exemplifica Roberto Britto, recrutador da Robert Half, consultoria de recursos humanos. "Já o pai pode ensinar que é necessário vestir um pouco a camisa da empresa, e não ver só o salário."
Veja, a seguir, histórias de filhos que, com novas técnicas ou olhares, conseguiram auxiliar os pais em suas carreiras.


Próximo Texto: Camisa 10: Filha faz meio de campo tecnológico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.