São Paulo, domingo, 10 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estágios e trainees

Recrutamento de trainee beneficia ex-estagiário

Ter atuado antes na empresa é considerado um diferencial importante em algumas companhias

MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Galgar degraus adicionais na seleção de trainee. Apesar de, muitas vezes, não ser esse o objetivo do estudante, ter atuado como estagiário na empresa pode significar redução no percurso de conquista da vaga.
A Unilever é um exemplo de companhia que privilegia a "prata da casa" na seleção de candidatos. Seus estagiários "pulam" várias etapas no processo seletivo, participando somente da última fase da triagem -um dia reservado a entrevistas e dinâmicas de grupo.
O interessado, contudo, tem de conquistar a anuência do superior antes de se candidatar e precisa demonstrar ser capaz de assumir mais responsabilidades do que as que acumula no posto de estagiário da empresa.
"Para entrar no programa [de trainee], tive de dar exemplos sólidos, no dia-a-dia, de que eu conseguiria aprender rapidamente a trabalhar em uma empresa multinacional", assinala a engenheira química Paola Gongras, 26, que ingressou como estagiária em 2004 e, atualmente, faz parte do grupo de trainees da Unilever.
Após ter passado por várias áreas, hoje está no segmento de desenvolvimento de produtos de limpeza. "Meu projeto inicial [o de trabalhar na divisão de alimentos] foi mudando bastante. O apoio do meu gerente foi fundamental para aumentar minha segurança", diz.
O suporte do superior na conquista da vaga, dizem trainees, é fundamental. Amanda Borges conta que foi o "empurrão" do chefe o que a levou à condição de trainee de auditoria em uma seguradora. Agora, a profissional alimenta a perspectiva de uma promoção.
"Serei auditora júnior em três meses e me sinto preparada", ressalta Borges, que não passou por processo seletivo. "Fui promovida direto, pelo mérito do estágio", destaca.

Por conta própria
Mas nem sempre atuar na companhia conta pontos no processo seletivo de trainee. Na Bosch, por exemplo, os estagiários são dispensados apenas do processo de avaliação do currículo. Todos devem passar por outras três etapas, que incluem testes de conhecimento, dinâmicas de grupo e entrevistas, se quiserem ocupar uma das vagas oferecidas.
Não ter o período de estágio na empresa considerado como um diferencial, no entanto, não intimidou a estudante Julia Barros. Ela foi aprovada e, hoje, é trainee do departamento de recursos humanos da Bosch. "Queria mesmo ficar aqui", diz.


Texto Anterior: Serviço: Escolas que oferecem cursos gratuitos em São Paulo
Próximo Texto: Trainee 1: Empresas de diversos segmentos aceitam inscrições pelo site até este domingo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.