São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUA CARREIRA
Programas levam filhos ao trabalho dos pais

DA REDAÇÃO

Do "Para onde a mamãe vai todo dia?", passando pelo "O que é trabalhar?" até o "O que eu vou ser?", as dúvidas sobre o mundo do trabalho rondam as cabeças das várias faixas etárias.
Para ajudar a responder às interrogações e até dividir essa responsabilidade, as empresas têm criado programas que apresentam a companhia às crianças e dão opções de carreira aos jovens.
Na Basf e na Volskwagen, por exemplo, o programa prevê um dia de visita da família à companhia e conta até com atividades específicas para as crianças.
Raphael Frugoli Lobo Chaves, 7, e Nayara Moreira Rodrigues Soares, 5, ficaram encantados com os robôs da fábrica da Volkswagen de Tremembé (138 km de São Paulo). "Vi o robô levando o carro, mas eu queria que ele montasse o carro para mim", disse Nayara. "Achei muito lindo, tinha um monte de crianças comigo."
Já Raphael gostou quando os robôs "estavam colando o vidro". "Foi a primeira vez que vi um robô, eu achava que eles eram iguais à gente, mas eles tinham quatro braços!", lembra. "Lá tem muito barulho, tem de pôr protetor e óculos, a gente fica engraçado. Vi o Bruno, amigo do meu pai, e ganhei um pôster do Fox, que já colei no meu quarto."
Na avaliação de Murilo Alves Moreira, 51, gerente-executivo de serviços corporativos da Volkswagen, "o programa não tem só o intuito de levar a família para conhecer a fábrica mas também o de passar algumas informações sobre saúde e dar atividades às crianças, despertando interesses".

Primeiro emprego
Na Schneider Electric e na Redecard, o público-alvo são adolescentes que procuram o primeiro emprego. Em ambas as empresas, filhos de funcionários podem passar um mês de férias estagiando (janeiro ou julho no caso da Schneider e julho na Redecard).
Victor Macedo Esteves, 20, passou o mês de julho na Redecard e até sonhou com a experiência. "Não sinto que perdi minhas férias. Foi uma experiência muito interessante." (PAULA LAGO)

Texto Anterior: Estágio: Gravadora Trama tem banco de universitários
Próximo Texto: Qualificação e oportunidades - Bolsa: Programa Alban está com inscrições abertas para pós-graduação na Europa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.