São Paulo, domingo, 11 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumento de escolaridade da população baixa participação de ensino fundamental

DA REPORTAGEM LOCAL

Houve uma queda na ocupação de profissionais com ensino fundamental incompleto. Os com médio completo registraram o movimento oposto -houve uma alta entre 1998 e 2009, mostram dados da PED.
"É uma mudança radical na oferta de escolaridade. Todos os dados mostram quase uma barreira [para o emprego], que é a ausência do ensino médio completo", aponta Sérgio Mendonça, do Dieese.
"[Com o aumento da escolaridade da população,] esperavam-se empregos compatíveis com essa formação [fundamental completo], que seriam empregos estáveis, da manufatura, por exemplo [o que não ocorreu]", analisa Naercio Menezes, do Insper.
Essa mudança começa agora a migrar para o segmento de pessoas com ensino médio completo, dizem especialistas.
Um dos indícios é a mesma taxa de desemprego entre os grupos de profissionais com ensino fundamental incompleto e ensino médio completo. Essa diferença, que já variou de seis a dez pontos percentuais nas diferentes regiões, agora é de cerca de dois, com vantagem para a menor formação em Recife e São Paulo.

Variação
De acordo com o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, essa movimentação pode indicar que os profissionais com ensino médio completo começam a ser substituídos por quem já concluiu o superior.
Segundo ele, as empresas elevam a escolaridade exigida para os cargos, independentemente da função, para reduzir os custos de seleção.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.