São Paulo, domingo, 11 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ETÁGIOS E TRAINEES

Oferta de vagas para portadores de deficiência ainda é reduzida

Segundo entidades, faltam preparo e conscientização das empresas

MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A universitária Camila Lima, 20, tem uma rotina agitada: acorda cedo e pega um ônibus para ir à faculdade, onde cursa o segundo ano de pedagogia. Em seguida, vai direto para o estágio, no centro de São Paulo. No fim do dia, são mais duas conduções até chegar em casa, onde ajuda nas tarefas do lar. Deficiente visual, Lima diz lidar com tudo isso muito bem.
A estudante é revisora de livros em braile e estagia na Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de São Paulo. "Sinto-me motivada, pois sou útil."
A futura pedagoga, no entanto, é exceção. Muitos deficientes não têm acesso a estágios. O Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), por exemplo, ofereceu vagas para apenas oito estudantes portadores de necessidades especiais em 2005. Segundo a entidade, "muitas empresas não têm estrutura para receber os deficientes".
Para Luiz Bertelli, presidente-executivo do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), a maior dificuldade para o deficiente conseguir uma vaga de estágio é a cultura do mundo empresarial. Mas ele diz que isso pode ser revertido. "Nosso esforço é mostrar que pessoas especiais trazem benefícios à empresa, que se traduz em diversidade no ambiente."
Atualmente, a entidade tem disponíveis 37 vagas para esse público no Estado de São Paulo. Antes de preenchê-las, os candidatos passarão pelo crivo do estagiário e aluno de administração Alexandre Gomes, 20. O estudante, que não tem uma das mãos, é responsável pela triagem de currículos de portadores de necessidades especiais candidatos às vagas.
Gomes considera o trabalho estimulante: "Quando os deficientes vêm aqui, saem felizes por perceber que há "gente como a gente" no mercado".


Texto Anterior: Mestrado é o caminho para a ampliação do campo de atuação
Próximo Texto: Estágios para deficientes/CIEE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.